MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Contraste do azul das águas no solo branco atrai turistas em Pamukkale


Piscinas termais em solo calcário são um dos cartões-postais da Turquia.
Restrições a banho e caminhada em alguns locais evita danos à região.

Do G1, em São Paulo

Pamukkale, na Turquia (Foto: Denizli Tourism/Divulgação)Turistas passeiam em Pamukkale, na Turquia (Foto: Denizli Tourism/Divulgação)
O contraste do azul das águas nos depósitos brancos de cálcio faz das piscinas termais de Pamukkale um dos mais conhecidos cartões-postais da Turquia.
Localizada no Oeste da Turquia, a região é muito frequentada por turistas principalmente para passeios de um dia.
Pamukkale, na Turquia (Foto: Claudio Riccio/Creative Commons)Banhista caminha pela formação calcária (Foto: Claudio Riccio/Creative Commons)
Pamukkale, que significa "Castelo de Algodão", foi formada quando cascatas de água com alto teor de carbonato de cálcio dissolvido jorraram do topo de um penhasco, solidificando-se e formando os depósitos brancos que podem ser vistos hoje.
Esses depósitos são preenchidos, em alguns locais, por piscinas naturais de água quente.
Pamukkale, na Turquia (Foto: Ray Wewerka/Creative Commons)O contraste do azul das águas com o branco do solo é atração (Foto: Ray Wewerka/Creative Commons)
Pamukkale é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, junto com a vizinha cidade histórica de Hierápolis -- que tem ruínas que também podem ser visitadas.
Nos anos 1990, a região começou a ficar danificada pelo fluxo descontrolado de turistas, e por isso foram colocadas restrições. Os visitantes não podem nadar em todos os lugares nem andar em todas as trilhas e precisam tirar os sapatos para caminhar em algumas delas.
Pamukkale, na Turquia (Foto: Claudio Riccio/Creative Commons)Piscina termal em Pamukkale (Foto: Claudio Riccio/Creative Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário