MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Conab confirma estimativa de produção recorde de grãos


Ministério da Agricultura está preocupado com o milho.
Estoque público está baixo e isso pode afetar quem sofre com a seca.

Do Globo Rural

A produção total de grãos deve chegar a 180,410 milhões de toneladas, 300 mil toneladas a mais do que a estimativa anterior do Ministério da Agricultura feita no mês passado. Na comparação com a safra anterior, o aumento é de 8,6%.
O principal grão brasileiro, a soja, teve um crescimento de mais de 2 milhões de hectares em relação à safra 2011/2012. Os produtores investiram na cultura por causa dos bons preços.
A produção de milho diminuiu 1% em comparação com a safra passada, mesmo assim é expressiva: este ano, os produtores devem colher 72,2 milhões de toneladas.
Apesar da ótima produção de milho pelo segundo ano consecutivo, o governo está preocupado. O estoque público, que é usado para venda aos produtores por preço mais baixo que o de mercado, está praticamente zerado.
O motivo é que a Conab já usou quase todo o estoque, o ano passado, para socorrer os produtores prejudicados pela seca. Agora, o Ministério da Agricultura estuda duas medidas para tentar resolver o problema. “Uma é uma compra emergencial para atendimento das regiões que estão sofrendo com a seca e para recomposição de estoque, a medida seria comprar milho da safrinha”, explica Edilson Guimarães, diretor do departamento de Comercialização e Abastecimento do Mapa.
O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, também divulgou um novo prognóstico para a safra de grãos. Segundo o instituto, que segue um calendário diferente do adotado pela Conab, a produção de 2013 pode chegar a 178 milhões de toneladas, 10% a mais do que foi colhido em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário