MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Com chimarrão, cadeira e lanche, pais esperam vestibulandos da UFRGS


Domingo (13) é dedicado a provas de física, literatura e língua estrangeira.
Esforço dos pais é garantir que os estudantes cheguem no horário.

Luiza Carneiro Do G1 RS

Pais de Luca Bevilacqua levaram o chimarrão para esperar o filho (Foto: Luiza Carneiro/G1)Pais de Luca Bevilacqua levaram o chimarrão para esperar o filho (Foto: Luiza Carneiro/G1)
Embaixo das árvores do Campus do Vale da UFRGS, pais esperam ansiosos os filhos que realizam o primeiro dia do maior vestibular do Rio Grande do Sul neste domingo (13) em Porto Alegre. Enquanto os estudantes ficam com a responsabilidade de se preparar durante o ano inteiro, os familiares têm o desafio de não perder o horário no dia da prova. "Temos que acompanhar e garantir que eles não se atrasem”, conta ao G1 Maristela Silveira. O primeiro dia do concurso é dedicado às questões de física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira.
Munida de quase um piquenique, Maristela trouxe a irmã Leonice Bock para fazer companhia. Montaram o acampamento em frente ao prédio da Faculdade de Letras, onde estão sendo realizadas as provas para o curso de Engenharia Mecânica. Cadeirinhas de praia, revistas, bolo, sanduíches e chimarrão completam o passeio. “Este é o primeiro vestibular do meu filho. Viemos de Cachoeira do Sul e estamos na minha irmã. A gente começa a lembrar do nosso tempo também”, diz, saudosa.
Maristela levou a irmã para fazer companhia enquanto aguarda filho fazer a prova (Foto: Luiza Carneiro/G1)Maristela levou a irmã para fazer companhia enquanto aguarda filho fazer a prova (Foto: Luiza Carneiro/G1)
O trânsito intenso registrado na manhã deste domingo em Porto Alegre e a distância do centro da capital foram alguns dos fatores que estimulam os pais a esperarem pelos estudantes no próprio local. “Nos próximos anos poderia ter um local para esquentarmos a água do chimarrão, pois a nossa já acabou!”, brinca Leonice.
Aluno confere local de prova no Campus do Vale (Foto: Luiza Carneiro/G1)Aluno confere local de prova no Campus do Vale
(Foto: Luiza Carneiro/G1)
Os pais de Luca Bevilacqua fizeram o mesmo. Este é o segundo ano que o jovem presta o concurso. A preferência pelas ciências exatas vem de família. “Meu pai é engenheiro também, por isso quero mecânica”, revela Luca. Este é o ano recorde em números para a federal do Rio Grande do Sul. Pelo menos 46 mil pessoas realizaram as inscrições para realizar os testes em 61 escolas. Em 2012, eram 40 mil.
A estrada não foi um desafio para Cláudia Maydana e Matheus. Mãe e filho vieram de Bagé na sexta-feira à noite. “Eu moro a uma quadra da faculdade de engenharia da minha cidade, mas lá não tem mecânica, então tivemos que vir para Porto Alegre”, lamenta Cláudia. Prevenidos, fizeram o percurso do ônibus até o Campus do Vale no sábado (12). “Já vimos certinho tudo que deveria ser feito para evitar atrasos”, sorri a mãe.
Embora o candidato tenha que realizar a prova na sala definida pelos organizadores, no primeiro dia uma ajuda garante que muitos não percam a prova. Foram concedidos 10 minutos de tolerância. Como o campus é muito grande, é permitido que os alunos façam as provas em salas e prédios diferentes dos informados.
As provas
A maratona de provas começa neste domingo com os exames de física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira. Os alunos terão 4h30 de prazo para responder a 25 questões de múltipla escolha de cada disciplina, além de passarem as respostas para a folha ótica.
Na segunda-feira (14), será a realizada a prova objetiva de língua portuguesa e a prova escrita de redação. Na terça-feira (15), é a vez das disciplinas de biologia, química e geografia. O vestibular chega ao fim na quarta-feira (16) com os testes de história e matemática, após quatro dias de provas. Além de Porto Alegre, os exames também serão realizados nos municípios de Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário