MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Clima contribui para o aumento da produção de ameixa na Serra Gaúcha


Esta deve ser a melhor safra da fruta dos últimos cinco anos.
Região é a maior produtora de ameixa do país.

Do Globo Rural

Agricultores da Serra Gaúcha trabalham na colheita da ameixa. Nesta safra, o clima colaborou e a produção é a maior dos últimos anos.
A produção deve chegar a 525 toneladas na propriedade do agricultor Marcos Palandi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O total é superior à última safra, que não passou de 150 toneladas. “O mercado está absorvendo bem a fruta. Esperamos ter bons lucros este ano”, diz.
Hoje, a Serra Gaúcha é a maior produtora de ameixa do país. Em mil hectares de área plantada devem ser colhidas 22 mil toneladas da fruta. Mesmo tendo enfrentado a instabilidade do clima, com períodos de seca, temperaturas negativas e até neve, os pomares da região responderam bem. Esta deve ser a melhor safra de ameixas dos últimos cinco anos.
“Nós tivemos um dos momentos mais críticos na época da florada, o pegamento da fruta. Na maturação teve as condições ideais para uma boa safra. Boa em questão de qualidade e rendimento, na produtividade do pomar”, diz Ênio Todeschini, agrônomo da Emater.
O preço pago pelo quilo varia entre R$ 1,50 e R$ 2. A produção abastece os mercados do Sul e Sudeste do país. Mesmo com a safra maior, o Brasil ainda precisou importar a fruta para suprir o mercado interno. Setenta por cento da ameixa consumida vem do Chile e da Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário