MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Cineasta Joel Zito vem a Belém para a pré-estreia do documentário 'Raça'


Filme retrata a desigualdade racial no Brasil.
Exibição será realizada no próximo dia 25, na Casa da Linguagem.

Do G1 PA
Joel Zito vem a Belém para apresentar seu mais recente filme, o documentário "Raça". (Foto: Divulgação)Joel Zito vem a Belém para apresentar seu mais recente filme, o documentário "Raça". (Foto: Divulgação)
O Cineasta brasileiro, Joel Zito, virá pela terceira vez a Belém para a divulgação de seu novo trabalho, o documentário “Raça”, que será exibido na capital paraense no próximo dia 25, a Casa da Linguagem, da Fundação Curro Velho.
O longa-metragem, que estreia nas salas comerciais do país em maio, acompanha a vida de três negros e aborda a temática racial: Paulo Paim, o único negro senador da república; Netinho de Paula, cantor e apresentador de TV, e Miúda dos Santos, ativista quilombola e neta de escravos.
“Joel Zito é um dos grandes pesquisadores e realizadores da cultura afro-brasileira, uma das nossas maiores referências mundiais no estudo em defesa do povo negro, utilizando a audiovisual como um potente recurso para despertar a consciência da sociedade contra o preconceito e o racismo”, ressalta Walter Figueredo, um dos responsáveis pelo evento.
O filme propõe um debate sobre a questão da desigualdade racial que permeia o Brasil. “Procuramos  acompanhar a vida de algumas pessoas marcantes que estivessem no olho do furacão deste debate. E fizemos isto por alguns anos buscando trazer alguma coisa original para o público em termos de cinema”, conta o cineasta, que dirige o filme ao lado de Megan Mylan.
O filme foi rodado entre novembro de 2005 e o início de 2011. “Filmamos por, praticamente, cinco anos. Em média, acompanhamos cada personagem por três anos. E passamos cerca de um ano montando, diante da montanha de filmagens que tínhamos feito”, diz Joel.
Segundo o cineasta, levantar a discussão é uma questão de reparação de uma “injustiça histórica”, contra negros , pobres e demais minorias no país.
Os cineastas Megan Mylan e Joel Zito. (Foto: Divulgação)Os cineastas Megan Mylan e Joel Zito.
(Foto: Divulgação)
“Queremos apresentar o filme para formadores de opinião, entre eles os jornalistas, o pessoal das escolas de cinema e os militantes das lutas contra o racismo no Brasil. Queremos que agentes dos vários setores da sociedade e da causa da igualdade tenham uma ideia do potencial do filme para ajudar o Brasil a entender melhor este debate tão polêmico. Do nosso ponto de vista, não tivemos um debate equilibrado na imprensa sobre os temas de que trata o filme”, afirma Joel.
Joel Zito Araújo é um dos maiores nomes do cinema brasileiro no debate a questões de gênero e racial. Foi assim nos documentários O efêmero estado União de Jeová (1999); A Negação do Brasil, ganhador do Festival É Tudo Verdade (2001);  em 2004, lançando o longa ficcional, premiado 8 vezes em Gramado, Filhas do Vento; e  em 2009, quando lançou Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado.
Serviço
Pré-estréia do documentário “Raça”, dos cineastas Joel Zito e Megan Mylan, 25 de Janeiro, às 19h, na Casa da Linguagem, localizada na Avenida Nazaré, em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário