MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Cachoeiras na Mata Sul de Pernambuco encantam visitantes



G1 PE
A Mata Sul de Pernambuco tem muito mais do que canaviais e antigos engenhos de cana-de-açúcar. O roteiro das cachoeiras já é bastante conhecido e atrai turistas de várias partes do Brasil. Um dos grupos de visitantes segue em direção ao município de Primavera, a 84 km do Recife, para conhecer as cachoeiras da região. O ponto de partida é a PE-09, que dá acesso à praia de Porto de Galinhas. No passeio feito de jipe, são quase duas horas de viagem até chegar ao município de Escada, no meio do caminho. A estrada de barro, em meio ao canavial, deixa a aventura ainda mais emocionante.
Já em Primavera, eles param para o lanche e o guia aproveita para dar detalhes sobre o passeio. A expectativa do grupo para conhecer o lugar é grande. “A vista é muito bacana, é muito canavial. A estrada é bem tortuosa, semelhantes às que a gente tem em Minas, bem bacana isso. Está valendo a pena. A expectativa de conhecer as cachoeiras agora é para comparar com as nossas. Vamos ver qual que fica mais bonita”, brinca o turista Carlos Ausbert.
Até chegar às cachoeiras, aventura na estrada em meio aos canaviais
Até chegar às cachoeiras, aventura na estrada em meio aos canaviais
Eles seguem a trilha do centro da cidade até a Cachoeira do Urubu, em um percurso de seis quilômetros. O parque onde fica a cachoeira é administrado pela prefeitura da cidade, com entrada por R$ 12. A Cachoeira do Urubu é uma das mais famosas do estado e ganhou esse nome por causa dos ninhos de urubus encontrados  no topo das árvores.
Na chegada, a queda d’água com mais de 40 metros de altura encanta quem vem pela primeira vez. “É muito boa a região. A cascata ali tem uma pressão muito boa, para tomar um banho é muito bom. Está valendo muito a pena”, comentou o turista Rafael Binder. “Olha, dá medo, mas vale a pena. É uma delícia. O banho é muito bom e a cachoeira [...] Nossa, é uma energia muito boa”, completou a turista Clarina Cavalcanti.
Rota das cachoeiras fica na Mata Sul de Pernambuco
Rota das cachoeiras fica na Mata Sul de Pernambuco
De volta à estrada, o grupo segue em direção à chamada Cachoeira da Purificação. Os moradores mais antigos dizem que o banho de lá purifica a alma e leva tudo o que for de ruim embora. “Muita gente vem já com esse intuito de se purificar. Acredita que seja realidade e que realmente aconteça essa purificação. Tanto é que quando eles chegam e vão tomando banho, a água começa a aumentar e vai se transformando em pecados”, ri o guia turístico Valter Barros.
A trilha pelas cachoeiras de Primavera pode ser feita com a orientação de guias de turismo. “É um passeio opcional das praias que nós temos aqui em Pernambuco. Ele traz a alegria do conviver com as matas, com essa parte úmida e essa vida campestre, o contato mais com a natureza, com as cachoeiras. E o turista gosta desse atrativo porque diversifica o turismo que ele vem fazer aqui no estado”, garante o guia arco Antônio Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário