MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Brasil pede para Venezuela realizar eleições se Chávez morrer, diz agência


FOLHA DE SÃO PAULO


O Brasil pediu ao governo venezuelano para realizar eleições o mais rápido possível no caso da morte do presidente, Hugo Chávez, internado em Cuba desde dezembro, de acordo com a Reuters. A agência de notícias diz que o pedido foi feito por autoridades brasileiras diretamente a o vice, Nicolás Maduro, que exerce o cargo na ausência de Chávez.
Chávez, que não é visto desde a sua quarta operação, em Havana, em decorrência de um câncer na região pélvica, não teve condições de voltar a Caracas para a posse de seu novo mandato, para o qual foi reeleito em outubro. O impedimento obrigou o Judiciário a decidir pelo adiamento indefinido de sua posse e suscitou temores de que o mandatário se encontra em estado terminal.
O Brasil também comunicou o desejo de uma saída democrática ao principal nome da oposição ao chavismo, Henrique Capriles, segundo a agência.
A Constituição da Venezuela ordena que, em caso de morte do presidente nos quatro primeiros anos do mandato, de seis, uma nova eleição deve ser convocada em 30 dias. Chávez pediu em seu último pronunciamento em cadeia nacional, antes de partir para Havana, que, caso não tivesse mais capacidade de exercer seu cargo, que os venezuelanos elegessem Maduro para a Presidência.
A Reuters ainda diz que mantém os EUA informados de seus esforços e que tenta convencer o país a deixar que Brasília lidere os esforços internacionais em uma possível transição na Venezuela, pois, sendo Chávez uma das principais vozes antiamericanas, o governo brasileiro acredita que uma possível intervenção direta dos EUA no país possa causar revolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário