MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de janeiro de 2013

Bloco 'Garibaldis e Sacis' abre pré-carnaval de Curitiba


Bloco carnavalesco existe há 15 anos e se apresenta no Centro histórico.
Segundo a Polícia Militar, mais de 10 mil pessoas participaram da festa.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

Desfile começou nas Ruínas São Francisco, às 16h (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)Desfile começou nas Ruínas São Francisco, às 16h (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)
No Centro Histórico de Curitiba, aproximadamente 10 mil foliões "fora de época" dançaram e brincaram, neste domingo (20), ao som de marchinhas de carnaval cantadas pelo bloco Garibaldis e Sacis. Com o desfile, está aberta a temporada pré-carnaval da cidade, que tradicionalmente ocorre nos quatro finais de semana que antecedem o carnaval.
O bloco, que tem 15 anos de existência, saiu das Ruínas São Francisco, passou pelo “Cavalo Babão”, na Praça Garibaldi, e seguiu até a Praça 19 de Novembro. As próximas apresentações serão domingo (27) e 3 de fevereiro. No dia 2 de fevereiro, haverá apresentação no bairro Sítio Cercado.
Segundo a Polícia Militar, mais de 10 mil pessoas participaram da festa (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)Segundo a Polícia Militar, mais de 10 mil pessoas participaram da festa (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)
A festa foi para todos os públicos. Na multidão, havia casais, adolescentes, crianças e famílias inteiras que aproveitaram a primeira apresentação do ano do bloco. Silvia Carlete foi pela primeira vez à festa e levou a filha para ver o desfile. Ela contou que decidiu conhecer o pré-carnaval, após o convite da cunhada.  “Eu estou gostando, certamente, vou vir nos próximos anos”, disse Carlete.
Para Israel Machado, que participa do bloco há 13 anos, a cada ano, o pré-carnaval está melhor. Ele sempre toca agogô e muito entusiasmado com a festa disse que o bloco faz repensar estereótipos. “Isso é para tirar a maquiagem da nossa história”, avaliou Israel referindo-se à fama da cidade de não ter carnaval.
Gabriel Maia vai ao desfile há seis anos (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)Gabriel Maia vai ao desfile há seis anos
(Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)
Entre os foliões estava também Gabriel Maia, de 24 anos, que aceitou o  convite do bloco Garibaldis e Sacis e foi fantasiado. Há seis anos vai aos desfiles e disse que o publico tem aumentado. “Teve uma mudança de público, está vindo muita gente para a festa e é bom porque é um movimento cultural de Curitiba”, considerou.

Confusão em 2012
Diante da confusão entre policiais e foliões na última edição da festa, em 5 de fevereiro de 2012, a polícia anunciou reforço na segurança. Neste domingo, não houve registro de tumultos.
No último ano, segundo a polícia, um grupo de pessoas começou a cantar um funk cuja letra fazia apologia ao uso da maconha. A polícia utilizou balas de borracha e spray de pimenta para dispersar a multidão e várias pessoas ficaram feridas, inclusive, um policial.

Na ocasião, o responsável pelo 1° Comando Regional da Polícia Militar em Curitiba, coronel Ademar Cunha Sobrinho, afirmou que não houve excesso por parte da polícia e que o procedimento é considerado normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário