MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Banhistas arriscam-se nos balneários fora da zona urbana, do Amazonas


Adolescente morreu em banho no Ramal do Brasileirinho no domingo.
Praia de Açutuba também teve registro de morte por afogamento neste ano.

Adneison Severiano Do G1 AM

Demanda turísticas aumentou nos últimos meses (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Praia de Açutuba registrou três mortos em 2012 e 2013 (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Com a interdição da Praia de Ponta Negra após o registro 12 mortes por afogamentos desde novembro do ano passado, a população de Manaus está buscando outras opções de balneários na região. Os situados na estrada que liga Manaus a Iranduba e em bairros da capital vem sendo um dos destinos preferidos. Porém, distante das áreas urbanas e longe da fiscalização do Corpo de Bombeiros, os banhistas se arriscam nas praias, tornando-se vítimas de afogamentos fatais.
O último caso registrado no Instituto Médico Legal (IML) aconteceu por volta das 11h deste domingo (20). Um adolescente de 15 anos morreu afogado em um dos balneários do Ramal do Brasileirinho, no bairro Puraquequara, Zona Leste de Manaus. Com média de visitação de 4 mil pessoas por fim de semana, a Praia de Açutuba, em Iranduba (distante 27km de Manaus) já teve três casos de mortes por afogamento, sendo dois em 2012 e um neste ano. As vítimas, todas do sexo masculino, tinham entre 19 e 52 anos.
Praia do Açutuba tem suas areias banhadas pelo rio Negro (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Bombeiros iniciaram atuação na Praia do Açutuba para evitar novos afogamentos no trecho perigoso do rio Negro, que existe no balneário (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Diante dos riscos e do aumento do número de banhistas, desde este último fim de semana, equipes de guarda-vidas dos Bombeiros passaram a atuar na Praia de Açutuba. De acordo com o coronel Almeida, do Corpo de Bombeiros, o efetivo de três guarda-vidas militares conta com uma lancha para realizar a orientação aos frequentadores na água. Já os demais balneários não serão contemplados com o trabalho preventivo.
O representante da corporação explicou que o fluxo de banhistas influencia na decisão dos Bombeiros em atuar com equipe no balneário. O coronel ainda contou que o levantamento das áreas beneficiadas será concluído nesta semana. "Estamos montando nosso trabalho de prevenção em Açutuba devido essa demanda de 4 mil pessoas. Ao longo da semana, veremos as outras áreas com possíveis demandas semelhantes. Mas o Ramal do Brasileirinho tem fluxo pequeno, estamos dando prioridade para com maior número de frequentadores", informou coronel Almeida. 
Apesar da Praia de Açutuba ser considerada área segura para banho, o Corpo de Bombeiros ressalva que há um trecho perigoso, onde ocorreram os três afogamentos registrados. "Vamos colocar uma placa informando que o trecho é impróprio para banho, indicando que os banhistas utilizem apenas a área segura, onde é possível entrar até 30 metros com água na altura do peito", enfatizou o coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário