MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Aventureiros escalam túneis de gelo que surgem todos os anos na França


Escalada em paredes de gelo apertadas foi feita na geleira Mer de Glace.
Formação dos longos 'moulins' só é acessível entre novembro e dezembro.

Do Globo Natureza, em São Paulo
Aventureiros que exploravam a geleira Mer de Glace em Charmonix, na França, registraram uma surpreendente escalada em túneis de gelo só acessíveis por um breve período todos os anos. Alexandre Buisse conta que ficou pendurado a ganchos fixados diretamente na parede de gelo enquanto tirava as fotos dos companheiros.
  •  
Escalada em túnel de gelo com 30 metros de profundidade foi registrada na França (Foto: Alexandre Buisse/Caters News)Escalada em túnel de gelo com 30 metros de profundidade foi registrada na França (Foto: Alexandre Buisse/Caters News)
"A primeira caverna tinha 20 metros de profundidade, com uma abertura de 3 por 6 metros. A segunda (vista na foto) era mais profunda, com cerca de 30 metros, e bem mais apertada, com 1 por 2 metros de abertura", conta o fotógrafo aventureiro.
As incríveis formações de gelo, conhecidas localmente como "moulins" ("moinhos de vento"), surgem na primavera e no verão, quando parte do gelo derrete por conta das temperaturas e a água acaba "cavando" os túneis gelo adentro e criando esses "poços". Às vezes um túnel chega a se estender do topo até o fundo da geleira.
A única época em que é possível explorar os locais com segurança é entre novembro e dezembro, quando o fluxo de água já foi interrompido mas as aberturas ainda não foram preenchidas por neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário