MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de janeiro de 2013

Ameaçado de extinção no RS, xaxim leva até 100 anos para crescer 1m


Biólogos tentam proteger o habitat natural da planta no estado.
Ação predatória do homem tem quase acabado com a espécie nas matas.

Do G1 RS

Xaxim está ameaçado de extinção no Rio Grande do Sul (Foto: Montagem sobre fotos/Reprodução, RBS TV)Xaxim está ameaçado de extinção no Rio Grande do Sul (Foto: Montagem sobre fotos/Reprodução, RBS TV)
A ação predatória do homem faz cada vez mais rara a presença do xaxim nas matas do Rio Grande do Sul. Mesmo em pontos de difícil acesso, as reservas da planta, na Região Norte do estado, estão ameaçadas. A preocupação dos biólogos é com a retirada do habitat natural para o uso como decoração em jardins.

No município de Barracão, no Norte, a planta não se destaca pela quantidade nas florestas. Porém, a preservação no Parque Estadual do Espigão Alto dá uma garantia de que a espécie não vai sumir.

 "Tínhamos espécies utilizadas para confecção de vasos, ornamentação das casas, pegavam para cultivar, para ornamentação. Muitas eram utilizadas também na construção civil, com isso as populações foram diminuindo de tamanho ao logo das últimas décadas”, explicou o biólogo Jean Carlos Budke.

Além da extração ilegal da planta, o grande problema é que o xaxim leva muito tempo para crescer. São necessários até 100 anos para que a planta aumente um metro.
Xaxim está em extinção no Rio Grande do Sul (Foto: Maria Maurente/RBS TV)Xaxim está em extinção no Rio Grande do Sul
(Foto: Maria Maurente/RBS TV)
O Rio Grande do Sul tem quatro espécies, a mais comum é conhecida como xaxim verdadeiro, popular pelo alto potencial de comércio. Tem o caule fibroso e foi extraída indiscriminadamente para a confecção de vasos e artefatos de jardinagem. Nos anos 90, entrou na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Hoje a extração é proibida por lei.

"Na região de Erechim, no Noroeste, são poucas populações grandes, mas nas casas das pessoas podem ser vistos muitos xaxins plantados. Isso reflete o aspecto do extrativismo", disse o biólogo.

Em um parque ambiental perto do centro de Gaurama, na mesma região, as espécies de xaxim ficam a pelo menos 1,5 km do centro da cidade. São necessários pelo menos 500 metros de caminhada pelo mato para chegar no local onde as espécies estão. Mesmo assim, não é garantia de proteção.
"Temos dificuldade com alguns turistas que não tem consciência que o que é da natureza tem que ser preservado. Vão lá e tiram uma mostra para levar para casa", lamentou Larry de Cezaro, proprietário do parque.

A retirada das plantas é ilegal. Além disso, muitas vezes elas não sobrevivem na casa das pessoas.

"Os xaxins desenvolvem-se preferencialmente em ambiente florestal. Ou seja, ambiente sombreado, com elevada umidade",  descreveu o biólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário