MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Alunos de autoescola denunciam golpe ao Ministério Público


Grupo diz que empresa fechou antes de encerrar o curso.
Eles temem perder o prazo para tirar carteira de habilitação.

Carolina Sanches Do G1 AL

Um grupo de alunos da Autoescola Santa Helena, localizada no bairro da Jatiúca, em Maceió, procurou o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (18), para denunciar que foram lesados pela empresa, que fechou na semana passada sem aviso prévio. Eles não concluíram as aulas e temem perder o prazo para tirar a carteira de habilitação no Detran.
Alunos de autoescola protestam em frente ao 2º Distrito (Foto: Jonathan Lins/G1)Alunos de autoescola protestam em frente ao
2º Distrito Policial (Foto: Jonathan Lins/G1)
Cerca de 30 pessoas procuraram a delegacia para denunciar o caso. Alguns pagaram pelas aulas na própria autoescola, outros adquiriram através de sites de compras coletivas. Segundo a denúncia, desde agosto do ano passado, a empresa começou a adiar muitas aulas práticas. Mas a situação teria piorado no final do ano, quando aulas começaram a ser canceladas.
A jornalista Amanda Guedes, 21, contou que em julho do ano passado procurou a autoescola, pagou cerca de R$ 600 em taxas, mas que até hoje só fez a prova teórica. “Há mais de três meses tento marcar uma aula e não consigo. Quando procuramos a proprietária, ela disse que iria agendar as aulas, mas nada foi feito. Não consigo nem receber o dinheiro de volta para fazer aulas em outro local”, disse.
Para a pasteleira Raquel da Gloria da Silva, a situação é ainda pior. Ela e o filho deram entrada nos procedimentos para tirar a carteira de habilitação no dia 6 de fevereiro do ano passado. Como o prazo para o procedimento é de um ano, ela teme não conseguir fazer as aulas em tempo hábil. “Essa situação é um desrespeito. A proprietária nos procurou e disse que iria dar prioridade aos casos que estão com prazo próximo do vencimento, mas não marcou nenhuma aula”, reclamou.
Aviso na frente da autoescola fechada sinaliza que terá nova sede (Foto: Jonathan Lins/G1)Aviso na frente da autoescola fechada sinaliza
que terá outra sede (Foto: Jonathan Lins/G1)
O comerciário Eldo Palmeira é pai de um aluno e diz estar preocupado porque seu filho foi aprovado em um concurso público que exige habilitação. “Na semana passada, a dona da empresa prometeu que meu filho iria começar as aulas hoje, mas isso não aconteceu. O que mais revolta é que poucos dias antes de fechar a autoescola ainda estava recebendo alunos e com ofertas em um site de compra coletiva”, expôs o comerciário.
Proprietária tenta acordo
O advogado Fernando Braga, que representa a proprietária, Radja Jacinto Salgueiro, esteve na porta da delegacia conversando com os alunos. Ele disse que a empresa pertencia a outra pessoa e passou para Radja em dezembro do ano passado. Segundo o advogado, ela adquiriu a autoescola com dívidas e está tentando um acordo com os alunos.
“A proprietária já esteve na delegacia e chegou a assinar um acordo informal se comprometendo em resolver todos os casos. Ela está com problemas porque funcionários da empresa levaram os carros porque estavam com salários atrasados, mas isso já está sendo resolvido. Os casos com prazos mais curtos devem ser os primeiros a serem resolvidos”, explicou o advogado.
O chefe de serviço da delegacia, Ariel Almeida, informou que desde a semana passada os alunos procuram a polícia para denunciar o caso. “A proprietária esteve aqui e explicou sua situação. Ela disse que esta tentando um empréstimo para tentar quitar as dívidas. Por enquanto estamos trabalhando como mediadores, mas se nada for resolvido será aberto um inquérito para o caso”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário