MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Alunos da rede pública de Belém lançam livro sobre imaginário no Pará


Publicação reúne onze histórias inspiradas nas lendas paraenses.
Obra foi escrita por adolescentes do ensino médio da escola Palmira Gabriel.

Do G1 PA
Alunos da escola estadual Palmira Gabriel comemoram resultado do trabalho coletivo. (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)Alunos da escola estadual Palmira Gabriel comemoram resultado do trabalho coletivo. (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)
Os alunos da escola estadual Palmira Gabriel, localizada no distrito de Icoaraci, na Grande Belém, comemoraram na última sexta-feira (18) o lançamento do livro “Lendas, Assombrações e outras histórias”, escrito pelos adolescentes do nono ano do ensino médio. A publicação, que reúne onze histórias inspiradas no imaginário paraense, é um estímulo ao aprendizado e à autoestima dos jovens envolvidos no projeto. Além da edição convencional, foi feita também uma tradução em braile, organizada por uma professora e uma aluna portadora de deficiência visual da escola.
A professora de Língua Portuguesa e Literatura, Maricléa Marinho, explicou como ela e seus alunos chegaram a este resultado. “Tudo começou como uma atividade regular em sala de aula. Eu trouxe a eles o livro “Visagens e Assombrações de Belém”, do Walcir Monteiro, como uma forma de estimulá-los à leitura. Sempre adorei este livro e sugeri que eles escrevessem sobre algumas histórias que conhecessem ou criadas por eles. Deu tão certo e o interesse foi tão grande que acabamos chegando à ideia de compilar algumas histórias e escrever o livro. O Conselho Escolar comprou a ideia e hoje estamos lançando nosso livro”, comemora a professora.
“A emoção é muito grande. Foi um trabalho feito em equipe, desenvolvido em sala de aula e que reuniu muitos esforços. O pessoal da escola incentivou muito, ver o livro sendo lançado hoje é incrível, um estímulo pra toda a vida. E ainda por cima é uma honra termos aqui, hoje, a presença do Walcir Monteiro, que nos inspirou a realizar estas histórias”, conta a estudante Beatriz Quaresma, de 14 anos, uma das escritoras do livro.
Convidado especial para a sessão de lançamento do livro, o escritor Walcir Monteiro estava feliz com a homenagem e com a iniciativa da escola. “Parabenizo os alunos e professores que fizeram esse trabalho tão pai d’égua. É muito importante estimular a leitura e a criatividade das crianças e tão importante quanto isso é a valorização da nossa cultura, podermos ouvir e contar o que nos inspira e faz parte do nosso dia a dia”, falou o escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário