MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Além da bela paisagem, Praia do Xaréu guarda segredos gastronômicos

G1 PE


Esse peixinho é tão comum nessa praia que terminou servindo de nome para ela: Praia do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife. “O xaréu é fácil de encontrar aqui na redondeza. A gente bota a rede pela tarde, umas quatro horas, e tira pelas quatro horas da manhã. Coloca num dia, e tira no outro” explica o pescador Erinaldo Luis da Rocha.
O passeio até a Praia do Xaréu começa na Ponte do Paiva, construída há dois anos sobre o Rio Jaboatão, no Cabo de Santo Agostinho, um dos principais acessos ao Litoral Sul de Pernambuco. Em dias de semana, o pedágio custa R$ 4,10, e fins de semana e feriados, R$ 6,20.
Na Praia do Xaréu, pescar é uma atividade que passa de geração em geração. Everaldo Luís da Rocha fala com muita empolgação como virou pescador. “Com 13 anos eu comecei pescando lagosta com meu pai, pegando gosto, vontade de pescar. Aí comecei e até agora, até 33 anos eu estou pescando”, ressalta o pescador.
Depois de tratado, o pescado é vendido aos comerciantes da praia. O quilo do xaréu custa em média R$ 12 e, no prato, faz sucesso. Celina Maria de Santana, cozinheira há mais de 40 anos, ensina como se faz a iguaria.
Ingredientes:
800g de peixe
2 tomates
1 cebola
1 limão
1 ovo
2 batatas
1 cenoura
1 pepino e um pouco de coentro
Colorau a gosto
Vinagre
Azeite
A peixada de Dona Celina, servida na Praia do Xaréu
A peixada de Dona Celina, servida na Praia do Xaréu
Depois de cozido, o caldo do peixe é coado. É com ele que se prepara o pirão. Com o fogo baixo, coloca-se a farinha. Mas antes, um segredo: Celina põe água na farinha antes de colocar na panela e depois mexe bem. A cenoura, a batata e o pepino são cozinhados em outra panela. Para ficar pronta, a peixada leva em média 20 minutos. Um prato como esse é ideal para quatro pessoas e custa R$ 50.
“Minha mãe fazia para a gente comer e terminou que eu fiquei com 12 filhos pra criar. Aí eu fiquei na praia, eu pensei, vou fazer a pescada e vou botar para a turma comer, é o jeito. Aí foi que eu comecei a criar os filhos”, conta Celina.
Pelo caminho
Antes de chegar ao Xaréu,  a primeira parada é a Praia do Paiva que fica a 46 km do Recife. O mar é aberto com poucas ondas e a areia, branquinha e fina. É um convite para quem quer descansar: em dias de semana, quase não se vê ninguém por aqui, é uma praia sossegada.
Para quem prefere um pouco mais de agitação, a opção é a Praia de Itapuama, a apenas dois quilômetros do Paiva. As ondas são mais fortes e as condições são perfeitas para esportes náuticos. No mirante de Itapuama, a vista é um convite aos olhos. “É imperdível, é uma oportunidade única e sempre que a gente passa, o mar tem uma cor diferente, chama e a gente tem que realmente parar. Quando vier da outra vez, o mar vai estar de outra cor”, assegura a bibliotecária Amélia Silva.
Marizilda Zapalla Ananias veio de São Paulo e também não resistiu à paisagem. Passando as férias em Pernambuco, ela estava encantada. “Vocês que são de Pernambuco têm que agradecer de joelhos a Deus porque realmente é uma coisa deslumbrante. Nunca tinha visto nada igual”, comenta a turista.
Da Praia do Paiva, vê-se a Praia do Xaréu
Da Praia do Paiva, vê-se a Praia do Xaréu

Nenhum comentário:

Postar um comentário