MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Agricultores descobrem grandes ossos de animais no agreste de PE


Tamanho e peso das peças impressionaram moradores de Pesqueira.
Pesquisadora foi ao local para identificar a origem do achado.

Do Globo Rural
A descoberta de grandes ossos de animais despertou a curiosidade dos moradores da zona rural de Pesqueira, no agreste de Pernambuco. A pesquisadora Juliana Sayão foi até o local para identificar a origem do achado.
A descoberta aconteceu por acaso. A agricultora Antônia Maria da Conceição diz que encontraram os fósseis quando foram cavar uma barragem. “Quando começaram a cavar e foi aprofundando, foram encontrando os ossos”, diz.
O tamanho e o peso dos ossos chamaram a atenção dos moradores do pequeno distrito Mutuca, em Pesqueira, no agreste de Pernambuco. Eles pensaram que se tratava da ossada de um dinossauro. A bióloga da Universidade Federal de Pernambuco, Juliana Sayão, foi ao local. De acordo com a pesquisadora, os ossos não são de dinossauros, mas de outros animais pré-históricos.
A bióloga fez uma análise preliminar das ossadas, mas já sabe que a descoberta é importante e o local deverá ser estudado. “Ossos da mega fauna são conhecidos em todo estado. Como não existia uma tradição há 100 ou 200 anos de paleontologia no estado, apenas foi registrado que esses fósseis existiam. Muitas peças foram levadas para o Rio de Janeiro. Então, é muito importante que a gente tenha um real conhecimento de qual era essa fauna pré-histórica que existia no estado de Pernambuco”, diz.
Na próxima fase uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco visitará o local onde os ossos foram encontrados. O material será recolhido e levado para análise em laboratório. Por meio de um estudo aprofundado é possível obter informações importantes como, por exemplo, qual era o bicho, a idade, o tamanho, a dieta e os hábitos do animal.
A pesquisadora orientou a população. O lugar e os ossos que já foram encontrados devem ser preservados. Por lei, o sítio arqueológico e as descobertas não podem ser vendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário