MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

16ª Mostra de Cinema de Tiradentes oferece nove dias de cultura


Evento exibirá 131 filmes nacionais em sessões gratuitas.
17 encontros entre crítica, diretor e público serão realizados.

Alex Araújo Do G1 MG, em Tiradentes

Fachada do Cine Tenda, na Mostra de Cinema de Tiradentes (Foto: Alex Araújo/G1)Fachada do Cine Tenda, na Mostra de Cinema de Tiradentes (Foto: Alex Araújo/G1)
A histórica Tiradentes vai se tornar a "capital do cinema", reunindo um público estimado em mais de 30 mil pessoas. A partir desta sexta-feira (18), e nos próximos oito dias, o público vai poder assistir a 34 longas e 97 curtas em sessões gratuitas da 16ª Mostra de Cinema.
A babá Isabela Cristina da Silva, de 29 anos, não hesitou em enfrentar 585 quilômetros para participar da mostra. Ela saiu de Vitória (ES) para curtir as atividades e ver filmes promovidos pelo evento. “É a segunda vez que eu venho e só vou embora no dia 26, no último dia da mostra”, disse.
Isabela da Silva e a prima Elaine Rodrigues querem curtir a mostra (Foto: Alex Araújo/G1)Isabela da Silva e a prima Elaine Rodrigues querem curtir a
mostra (Foto: Alex Araújo/G1)
Acompanhada da filha de 9 anos, Isabela está hospedada na casa da prima, a artesã Elaine Rodrigues, de 32. “Eu vejo a mostra como uma grande oportunidade para os comerciantes, movimenta a cidade e porque traz muitos benefícios”, destacou Elaine. Ainda segundo ela, o festival atrai turistas de várias partes do mundo, o que proporciona uma mistura de culturas.
Para a coordenadora geral do evento, Raquel Hallak, a temática deste ano, “Fora do Centro”, é instigante e foca como é produzir filmes fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. “A mostra coloca em evidência através dos filmes e debates as produções que são feitas em vários estados, o que consolida a plataforma do cinema independente”.
Infraestrutura
O coordenador técnico da mostra, Quintino Vargas, comentou sobre a grandiosidade do evento. Segundo ele, os equipamentos de som e iluminação foram transportados em várias carretas e caminhões.
Quintino disse que no Cine Tenda há 600 lugares na sala de exibição, mas, que ao todo, o espaço ainda conta com uma área de convivência, um bar, uma cafeteria e um palco para shows. Juntos, os locais dispõem de 1,5 mil metros quadrados.
Já no Largo das Forras, o cinema tem capacidade para mil pessoas.
O evento
A mostra exibirá 131 filmes brasileiros de 18 a 26 de janeiro e, segundo a organização, mais de 65% dos longas que estão na programação da mostra são originários de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Paraná e Bahia.
A programação será aberta com a produção paraibana “Onde Borges Tudo Vê”, de Taciano Valério, que será exibida nesta sexta=feira (18), às 21h, no Cine-Tenda.
A paranaense Simone Spoladore é a atriz homenageada desta edição. Segundo a coordenação da mostra, ela se destaca pelas escolhas de atuação que realiza. Serão exibidos e debatidos os filmes “Nove Crônicas para Um Coração aos Berros” (DF), de Gustavo Galvão, “A Memória que Me Contam” (RJ), direção de Lúcia Murat e “Sudoeste” (SP), do diretor Eduardo Nunes.
A 16ª edição mantém a já conhecida "Mostra Aurora", dedicada a jovens diretores com até três longas-metragens na carreira. A novidade é uma parceria inédita com a Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores que permitiu a concessão do Prêmio Itamaraty no valor de R$ 50 mil para o vencedor.
O evento inaugura três novas mostras temáticas que organiza conceitualmente os filmes selecionados: Mostras Transições, Autorias e  Sui Generis. Já a grade de curtas-metragens está dividida em Fora de Centro, Foco, Panorama, Praça, Formação, Juvenil, Mostrinha e Cena Mineira.
‘Fora do Centro'
A temática "Fora de Centro", que aborda a descentralização da produção cinematográfica,  estará presente em dois debates a ser realizado no Cine Teatro, no Centro Cultural Yves Alves. No dia 19 de janeiro, participam da mesa “Fora de Centro - Procedências da Produção” o cineasta paranaense Ana Johann, o cineasta mineiro Dellani Lima, o realizador cearense Guto Parente, o fotógrafo Ivo Lopes Araújo e o cineasta carioca Silvio Da-Rin, com mediação do jornalista e crítico João Carlos Sampaio.
Já no dia 25 de janeiro, será realizada a mesa “Fora de Centro – Estilos Cinematográficos” com reflexões sobre as transformações nos estilos narrativos e os sistemas de produção.  Participam o cineasta brasiliense Adirley Queirós, o professor e crítico Ismail Xavier, o crítico Jean-Claude Bernardet e os cineastas Marcelo Ikeda e Sérgio Borges. A mediação será do curador da Mostra Tiradentes, Cléber Eduardo.
Além dos debates temáticos, estão agendados os Encontros com a Crítica, Diretor e Público. Ao todo, serão 17 conversas promovidas para integrar plateia, diretor e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário