MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SC deve receber mais de 4 milhões de turistas na temporada 2012/2013


Para reveillón, hotéis do Litoral e Serra estão com ocupação de 95%.
Segundo Santur, estimativa é receber pelo menos 600 mil estrangeiros.

Géssica Valentini Do G1 SC

Praias estão entre os destinos mais procurados pelos turistas em Santa Catarina (Foto: Géssica Valentini/G1)Belezas naturais atraem turistas a Santa Catarina (Foto: Géssica Valentini/G1)
A expectativa da Santa Catarina Turismo (Santur) é que mais de quatro milhões de turistas passem pelo estado durante a temporada de verão. Do total, pelo menos 600 mil devem ser estrangeiros. "O Brasil inteiro recebe cerca de 5 milhões de turistas de outros países. Isto significa que devemos receber 10% deles. São números animadores e que crescem constantemente", afirma o presidente da Santur, Valdir Walendowsky. 
Além disso, conforme Walendowsky, o número oficial não contabiliza aqueles que vêm de carro ou que desembarcam nos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. "Ainda não há vôos diretos para Florianópolis e a Polícia Federal contabiliza o local de chegada. O mesmo ocorre com argentinos e paraguaios que vêm de carro pelo Rio Grande do Sul ou Paraná. Por isso, é difícil apontar um número exato", explica.
Segundo João Moritz, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH), o número citado se refere a pessoas que dormiram pelo menos uma noite em hotéis e passaram pela alfândega. "Ainda assim, a estimativa de ultrapassarmos quatro milhões de turistas é muito expressiva", afirma.
Para a ABHI, o motivo do crescimento é a divulgação do estado em todo o mundo. "Em 2013, por causa da crise, teremos menos argentinos. Em compensação, mais chilenos, americanos, canadenses e turistas de outros países estão descobrindo o estado. Os brasileiros também estão vindo mais. O número de paulistas, principalmente, aumenta a cada ano", diz Moritz.
Ainda conforme Walendowsky, duas razões trazem turistas ao estado: as belezas naturais e a cultura. "Todo o estado possui paisagens lindas, com opções heterogêneas, desde praias até campo, águas termais, entre outros. E nossa cultura é muito rica. É um povo tão heterogêneo quanto a geografia, com alemães, italianos, poloneses, açorianos, portugueses, que tornam Santa Catarina um destino gostoso", diz. Para ele, nem os ataques registrados a ônibus e órgãos públicos em novembro desanimaram os turistas. "Não afetou em absolutamente nada. As pessoas sabem que há problemas de segurança em todos os lugares e que foi uma situação específica. Para o reveillón, por exemplo, não há mais vôos disponíveis", complementa.
Reveillón
Praia do Forte é um dos destinos de turistas que visitam Florianópolis (Foto: Géssica Valentini/G1)Praia do Forte é um dos destinos de turistas que visitam Florianópolis (Foto: Géssica Valentini/G1)

Turistas que pretendem visitar Santa Catarina entre 31 de dezembro o mês de janeiro de 2013 podem não encontrar vagas em muitos hotéis do estado. Segundo João Moritz, da ABIH, a taxa de ocupação para o Reveillón já é de 95% no Litoral e cidades com balneários de águas termais e a perspectiva é ainda melhor no primeiro mês do ano. "Alguns hotéis já estão com lotação máxima, outros se aproximam de 100%. Em janeiro, nossa expectativa é superar o faturamento do ano passado".
Além disso, conforme Moritz, neste ano o faturamento da indústria de turismo em Santa Catarina foi de R$ 15 bilhões, número que também deve ser superado. "O número já equivale a cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) e há anos vem crescendo", diz ele, complementando que não apenas o Litoral recebe mais turistas a cada ano, mas também a Serra e outras cidades, principalmente as que oferecem turismo de aventura, rural, religioso e com águas termais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário