MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

SC deve começar a exportar carne suína para EUA em março de 2013


Embaixador americano no Brasil veio ao estado nesta quarta-feira (12).
Certificado de qualidade pode significar mais compradores internacionais.

Joana Caldas e Larissa Schmidt Do G1 SC, com informações da RBS TV

Santa Catarina deve começar a exportar carne suína para os Estados Unidos em março de 2013. Nesta quarta-feira (12), o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon Jr., veio a Florianópolis para estreitar as relações comerciais entre os dois países. Com o acordo, Santa Catarina fica sendo o único estado a exportar carne suína aos Estados Unidos.

"Já terminamos com os trâmites", afirmou o embaixador. De acordo com o governo catarinense, em janeiro deste ano, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos reconheceu o serviço brasileiro de inspeção de carne suína e autorizou a habilitação de frigoríficos de Santa Catarina para exportação de carne suína para o país. O estado é o único reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação.
O grande ganho para Santa Catarina é o aval de qualidade do produto propiciado pelo acordo. "A carne suína certificada para entrar nos Estados Unidos pode entrar em quase qualquer mercado", afirmou o embaixador. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), seis empresas catarinenses estão habilitadas a realizar a exportação.
Segundo o secretário da agricultura e da pesca, João Rodrigues, o plano inicial é vender itens para indústrias e bacon. No dia 27 de agosto, o Japão havia anunciado o reconhecimento de que a carne suína do estado catarinense é livre de febre aftosa. No dia 8 de novembro, o governador de Santa Catarina esteve no país oriental para negociar a exportação do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário