MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

Queda no preço do café faz produtor segurar venda do grão em MG


Cafeicultores têm agido com cautela na hora de vender os grãos.
De um ano para cá, o valor da saca do café tipo 6, bebida dura, caiu 33%.

Do Globo Rural

Os preços do café têm registrado queda na entressafra, momento em que o produtor esperava uma alta ou ao menos uma situação estável. Para enfrentar a situação, os cafeicultores de Minas Gerais estão agindo com cautela na hora de vender os grãos.
O agricultor Artur Queiróz de Souza produziu nesta safra quatro mil hectares de café em cem hectares de área plantada na propriedade em Cambuquira, no sul de Minas Gerais. O produtor negociou a maior parte dos grãos, mas mil sacas ainda estão armazenadas.
De um ano para cá, o valor da saca do café tipo 6, bebida dura, caiu 33%. No ano passado, nessa mesma época do ano, havia 660 mil sacas armazenadas na cooperativa de Varginha, em Minas Gerais. Agora, estão guardadas 820 mil sacas, com um aumento de quase 20%. “O produtor está vendendo na medida do necessário para cobrir as despesas e aguardando uma possível melhora nos preços nos próximos meses”, diz o gerente de vendas da cooperativa Marco Bíscaro.
“Primeiro, a crise da economia do Hemisfério Norte, que são os principais consumidores de café. A crise na zona do euro, a crise nos Estados Unidos e mesmo a economia que desenvolveu-se pouco no Japão devido a problemas climáticos. Isso faz com que os compradores hajam com cautela. Nós tivemos também uma falsa imagem no mundo de que existe excesso de café no Brasil, o que não é verdade. A nossa produção é a produção necessária para cumprir nossos compromissos de exportação e consumo interno”, diz o analista de mercado Eduardo Carvalhaes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário