MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PSF de Sapé é interditado pelo Conselho Regional de Medicina


Fiscalização encontrou diversas irregularidades nos PSFs do município.
Hospital da cidade também está em situação precária, diz CRM.

Do G1 PB

Garrafa de refrigerante era usada para o descarte de seringas, agulhas e material perfuro cortante (Foto: Divulgação CRM/PB)Garrafa de refrigerante era usada para o descarte
de seringas, agulhas e material perfuro cortante
(Foto: Divulgação CRM/PB)
Uma unidade do Programa Saúde da Família localizada no município de Sapé, que fica a 55 km da capital paraibana João Pessoa, foi interditada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).
A fiscalização aconteceu nesta terça-feira (4) e encontrou diversas irregularidades, como falta de médicos, medicamentos e estrutura física precária. De acordo com a entidade, os médicos estariam sem receber salários há mais de dois meses, e por serem prestadores de serviço, só voltarão a atender quando a situação for regularizada.
A Promotoria de Justiça da cidade de Sapé solicitou a fiscalização, que encontrou médicos atendendo em apenas quatro unidades do PSF naquele município, que tem 19 postos para atender à população. Além dos problemas encontrados nos postos do PSF, também foram encontradas irregularidades no Hospital Sá Andrade.
De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, a unidade Nova Brasília, que sofreu interdição ética, funciona em uma casa alugada de paredes conjugadas e sem ventilação. “O consultório médico parece um forno, pois não tem nenhuma janela, não tem ventilador nem ar-condicionado e a cadeira do médico encontra-se caindo aos pedaços, na pia não tem dispensador de sabão nem de papel toalha. Uma situação bastante lamentável.” Destacou.
Eurípedes Mendonça, disse ainda que a situação dos serviços de saúde em Sapé é preocupante e alertou sobre a gravidade da falta de médicos atendendo nos postos e no hospital. “Dos quatro que têm profissionais, um ainda está sem médico porque ele está de licença médica. O que apuramos é que os médicos estão há dois meses sem receber pagamento e como são prestadores de serviço só voltaram às unidades quando a situação for regularizada,” afirmou.
Com relação ao Hospital Sá Andrade, o conselheiro disse que a unidade passa pelos mesmos problemas, não há médicos atendendo devido a atrasos no pagamento dos salários. “A situação é bastante crítica. O hospital está sem médicos pelo mesmo motivo do atraso de pagamentos. Os PSFs que ainda contam com médicos estão sobrecarregados, sem medicamentos, sem copos descartáveis, sem esterilização segura, sem transporte adequado para o lixo. A situação da saúde em Sapé é gravíssima” destacou.
A reportagem do G1 tentou falar com a Prefeitura Municipal de Sapé e também com a Secretaria de Saúde do Município, mas as ligações não foram atendidas.
Estante da farmácia estava sem medicamentos, que eram acondicionados de forma inadequada em garrafas de refrigerante (Foto: Divulgação CRM/PB)Estante da farmácia estava sem medicamentos, que eram acondicionados de forma inadequada em garrafas de refrigerante (Foto: Divulgação CRM/PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário