MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Produtores testam controle biológico da lagarta da soja em lavouras do PR


Vespinhas substituem os agrotóxicos no combate à praga da cultura.
Controle biológico com vespas está sendo testado em 51 propriedades.

Do Globo Rural

Produtores começaram a testar o controle biológico da lagarta da soja em lavouras do Paraná. Vespinhas estão substituindo os agrotóxicos no combate a uma das principais pragas da cultura.
O produtor Nilceu Forte, que faz o teste em dez hectares da lavoura de soja, trocou o uso de inseticida pelas vespinhas que se encarregam de fazer o controle natural da lagarta da soja. Essa é a terceira aplicação. O agricultor está satisfeito com os resultados.
Neste tipo de controle biológico, usado há anos em várias partes do Brasil, a vespa deposita o ovo no ovinho da mariposa da lagarta. A larva da vespa come a da mariposa e, ao invés de nascerem lagartas, nascem mais vespas. Quem aposta na vespa pode diminuir o uso de produtos químicos no campo e também economiza no número de aplicações. São recomendadas três aplicações durante a safra. Já de inseticida podem ser feitas até cinco aplicações.
O teste do pano branco serve de termómetro para os produtores. Se em uma batida aparecerem 20 lagartas, é sinal de perigo, o que torna necessária a aplicação de inseticida. Caso contrário, comprova que as vespas estão dando resultado na lavoura. Os técnicos acompanham também se as folhas estão sendo perfuradas pelas lagartas. O tolerável é 15% de desfolhamento. Todo processo é anotado e observado de perto. O controle biológico com as vespas está sendo testado em 51 propriedades do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário