MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de dezembro de 2012

Produtor rural cria vaca com seis patas em Chupinguaia, RO




Os dois membros nasceram onde os agricultores chamam de 'paleta do boi'.
Animal sofreu uma mutação genética denominada polimelia, diz veterinária.

Do G1 RO

Vaca nasceu com duas patas a mais e é saudável (Foto: Reprodução/TV Rondônia)Vaca nasceu com duas patas a mais e é saudável
(Foto: Reprodução/TV Rondônia)
Uma vaca de seis patas está chamando a atenção de sitiantes do distrito de Boa Esperança, localizado na região de Chupinguaia(RO). O animal sofreu uma mutação genética conhecida como polimelia e, segundo a veterinária Sara Yamaguishi, o caso é raro no Brasil.
As duas patas da vaca nasceram onde os agricultores chamam de 'paleta do boi'. Sem mobilidade própria, um dos membros se desenvolveu mais do que o outro e tem o casco formado.
“Quando o bezerro [fêmea] nasceu, a gente já percebeu a diferença”, conta Gilmar Woll. A vaca não tem nome e convive normalmente no sítio de Gilmar, que fica no distrito de Boa Esperança.
A veterinária Sara Yamaguishi ressalta que fatores genéticos, ambientais ou medicinais podem ter influenciado no desenvolvimento das duas patas, mas o caso é raro. “A frequência é baixa na natureza. Funções como agentes ambientais ou até mesmo medicamentos podem estimular o aumento deste quadro, mas é raro”, explica Yamaguishi.
Embora o animal tenha a anomalia, Gilmar diz que a vaca cresce normalmente e não apresenta nenhum problema de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário