MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Por mensagem, Chávez convoca eleitores durante votação


Texto de presidente é lido de Cuba, 1h30 antes do fechamento da urnas, após Justiça interromper coletiva do vice, Maduro


Rodrigo Cavalheiro, enviado especial ESTADÃO


Uma mensagem do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, convocando os venezuelanos, mas principalmente “os patriotas”, a votar foi transmitida ontem em rede nacional, uma hora e meia antes do fechamento das urnas.
O chamamento ao voto em um candidato durante o sufrágio é proibido na Venezuela. Uma hora antes da mensagem de Chávez ser divulgada, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) havia determinado que o vice-presidente, Nicolás Maduro, interrompesse uma entrevista coletiva em que falava das conquistas da revolução e da importância do voto para mantê-las. “Isso é um chamado a inclinar o voto por uma opção política, o que é uma violação da lei eleitoral”, afirmou o presidente do CNE, Vicente Díaz, após determinar o fim do ato.
A mensagem de Chávez, lida pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, chamava os eleitores, “especialmente aos patriotas, a exercer o dever e o direito a ir a votar para consolidar os espaços ganhos sociais”. “Há 20 anos, não tínhamos pátria. Hoje há ação coletiva que comparte um projeto de país”, dizia a mensagem lida por Arreaza, que sugeriu aos chavistas participarem “para dar uma alegria ao comandante, uma alegria que permita acelerar o processo de melhoria”. O uso da doença de Chávez nos comícios durante a campanha foi frequente.
“Ele está muito atento às eleições, com a confiança de que vamos confirmar esta democracia”, acrescentou Arreaza, genro de Chávez. O ministro ainda deu atualizações sobre o estado de saúde do líder bolivariano, recapitulando a recuperação desde terça-feira, quando foi feita a operação. “O processo foi complicado. O presidente teve um sangramento que a equipe médica atendeu. Isso foi revertido e a tensão baixou. Desde anteontem (sexta-feira), o presidente passou a se comunicar, a instruir, a governar”, concluiu Arreaza.
Embora a boca de urna seja proibida na Venezuela, caminhões com caixas de som e adesivos eram comuns perto dos locais de votação. Os meios de comunicação públicos cobriram o voto exclusivamente dos candidatos chavistas a governador do chavismo - assim como os canais privados cobriram o voto dos candidatos da oposição.
Posse. Ontem, membros da oposição e especialistas rejeitaram a hipótese de que Chávez tome posse em Cuba caso não se recupere até o dia 10 de janeiro.
Para o professor de direito público da Universidade Central da Venezuela, o presidente tem que tomar posse diante da Assembleia. “Não é algo constitucional. A interpretação seria irregular. Mas se Assembleia a considerar adequada a situação, seria uma decisão da Assembleia”, afirmou ao Estado. A Assembleia é presidida por Diosdado Cabello, um dos mais próximos de Chávez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário