MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

Pernambuco ganha primeira edição do projeto Modos & Modas


Artistas terão que criar dez figurinos inspirados em décadas do século 20.
Evento começa na sexta (7), na Galeria Janete Costa, Zona Sul do Recife.

Do G1 PE

Evento no Recife integra indumentária, moda e comportamento  (Foto: Divulgação)Evento integra indumentária, moda e comportamento na
Galeria Janete Costa, no Dona Lindu
(Foto: Divulgação / Angela Tribuzi)
Será aberta nesta sexta-feira (7), no Recife, a primeira edição do projeto "Modos & Modas no século XX: a evolução do vestir sob o olhar de expressões artísticas". A ação cultural, que integra diversas artes do segmento da indumentária, moda e comportamento, ocorre na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. O acesso ao evento, que segue até 20 de janeiro, é gratuito.

Nesta estreia, que conta com o incentivo do Funcultura, o projeto quer lançar reflexões sobre o século 20 e algumas de suas características emblemáticas, por meio de dez obras artísticas, em formatos e suportes livres, produzidas por criadores pernambucanos. O material vai dialogar com modos e modas nas suas expressividades.

Cada artista ou dupla vai elaborar uma criação inspirada no século 20, que abrange as décadas de 1900 a 1990. Os criadores convidados foram 2Carois Produções - Carol Azevedo e Carol Monteiro (1900), Jaílson Marcos (1910), Eduardo Ferreira (1920), Melk Z-Da (1930), Joelson Gomes (1940), Cássio Bonfim (1950), Andrea Monteiro e Dantas Suassuna (1960), Joana Gatis (1970), Marcondes Lima (1980) e Beto Normal (1990).

Os curadores do projeto selecionaram os artistas pelos critérios da experiência, expressividade e reconhecimento de ações realizadas em Pernambuco. Idealizado pela jornalista, produtora cultural e de figurino Caroline Oliveira, o projeto quer retirar os criadores das "zonas de conforto", defrontando-os com uma possibilidade de atuação que fuja um pouco do esperado pelo público.

A ideia é despertar no público um olhar mais reflexivo sobre os alcances conceituais, narrativos e artísticos que esses artistas podem empreender; assim como uma nova perspectiva sobre a importância histórica dos modos e das modas de vestir na constituição da identidade contemporânea. A exposição ainda vai exibir um documentários e fotos sobre o processo e universo criativo dos artistas. As imagens serão acompanhadas de pequenos vídeos de Irma Brown e composições sonoras do músico Gilú, da Orquestra Contemporânea de Olinda.

Para complementar os aspectos discursivos e informativos das criações e referências apresentadas, o projeto também realiza, em parceria com o Senac, o seminário "Modos e Modas". O evento terá workshop, oficinas e mesas, que vão de 3 a 6 de dezembro. As inscrições para as mesas e oficinas/workshops custam R$ 30 e R$ 50, respectivamente, no site do Senac. Outras informações pelo (81) 3413-6627.

Após a temporada da Galeria Janete Costa, a mostra segue no primeiro semestre de 2013 para Caruaru, no Agreste de Pernambuco e, em seguida, circulará por outras cidades do País.

Serviço"Modos & Modas no século XX: a evolução do vestir sob o olhar de expressões artísticas"
De sexta-feira (7) a 20 de janeiro
Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, Recife
Visitação: de quarta a sexta-feira, das 12h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 20h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3355-9832

Nenhum comentário:

Postar um comentário