MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pacientes com câncer ganham perucas em hospital do DF


Além de perucas, pacientes receberam tratamento de beleza.
Cerca de 50 mulheres foram atendidas na manhã desta terça.

Do G1 DF

Paciente de câncer recebe tratamento de beleza no Hospital de Base  (Foto: Willian Farias/ G1)Paciente de câncer recebe tratamento de beleza
no Hospital de Base (Foto: Willian Farias/ G1)
Pacientes com câncer ganharam perucas e tratamento de beleza na manhã desta terça-feira (4), no Hospital de Base, em Brasília. A iniciativa é de voluntários que fazem parte do grupo Rede Feminina e tem apoio de três salões de beleza do DF.
Segundo uma das coordenadoras da ação, Vera Lúcia Bezerra, a ação atendeu cerca de 50 mulheres nesta manhã. Para ela, o projeto tem grande importância na autoestima das pacientes. “É importante porque elas se sentem mais bonitas, isso dá forças para lutar.”
As perucas são arrecadadas pela maquiadora e cabeleireira Roberta Andrade. Ela contou que a ideia surgiu a partir de uma experiência pessoal.  “Quando minha mãe faleceu, eu doei as duas perucas que ela tinha. No momento em que cheguei para fazer a doação, vi que muita gente precisava. Eu trabalho com isso, tinha que fazer alguma coisa.”
Segundo Roberta, as perucas custam entre R$ 500 e R$ 1,2 mil. Ela considera o custo elevado, mesmo assim, avalia que o projeto deve crescer no ano que vem.
Alda Maria de Oliveira luta há dois meses contra o câncer de mama. Ela ganhou uma peruca de cabelos negros e lisos que chegam até o início das costas.
 “Quando cai o cabelo, é muito ruim. E receber este tratamento dá uma nova vida, melhora tudo. A gente se sente bem, fica mais feliz e mais forte", afirmou.
A paciente Maria Gomes falou que, quando descobriu que estava com câncer, há cerca de um ano, se preparou para perder os cabelos. “Eu cheguei a ir ao salão e pedi para passar a máquina zero.” Mesmo tendo conhecimento das consequências do tratamento à doença, ela revela que foi “apavorante” quando o cabelo começou a cair.
Com peruca nova, Maria Gomes aprovou a iniciativa e o novo visual. “Quando você está de peruca, até esquece que é careca. É como vestir uma roupa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário