MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Nutricionista dá dicas de como não exagerar durante a ceia de Natal


Peru, chester e churrasco são recomendados pela nutricionista.
A composição do prato deve ser equilibrada para evitar exageros.

Ivanete Damasceno Do G1 RO

Ceia saudável deve ter bastante salada (Foto: Ivanete Damasceno / G1)Ceia saudável deve ter bastante salada (Foto: Ivanete Damasceno / G1)
Natal é tempo de mesa farta. Tem peru, chester, tender, pernil, salpicão, doces e muitos outros pratos que é difícil resistir às tentações e não exagerar. Em Porto Velho, as pessoas podem aproveitar a variedade de frutas, hortaliças e legumes para garantir uma 'ceia saudável'. A nutricionista Suzana Cristina Amorim Gomes ensina como ter um cardápio completo e equilibrado com pratos indispensáveis para uma ceia da Natal. As opções incluem desde peru assado até doces.
Tradição X saúde
Para uma ceia saudável, a nutricionista recomendada o tradicional peru assado ao forno ou chester, que são duas carnes magras. Para quem prefere um bom churrasco, basta evitar costela e cupim "as outras estão liberadas, desde que na hora da refeição a gordura seja retirada", afirma a Suzana.
Os carboidratos ficam por conta de arroz a grega ou com lentilhas, batata corada ao forno e farofa com passas. As saladas devem ser feitas com hortaliças, folhas, legumes cozidos ou crus e frutas. Para temperar, limão, sal, azeite ou mesmo um molho à base de iogurte desnatado ou natural.
Para as sobremesas, a nutricionista indica frutas da estação, como abacaxi e manga, ou mesmo uma salada de frutas substituindo o leite condensado por iogurte natural ou desnatado. Mas, se a preferência ainda for por doces, a opção é prepará-los com as versões ligth dos ingredientes. "O segredo é não exagerar na quantidade", frisa Suzana.
Quanto às bebidas, a melhor escolha é pelo vinho tinto ou suco natural. Cervejas e outras bebidas alcoólicas devem ser evitadas, principalmente em execesso.
Outra dica importante é se alimentar normalmente durante o dia e ainda ingerir um copo com leite ou suco, acompanhados de bolachas, duas horas antes da ceia.
A ceia deve ser bem colorida (Foto: Ivanete Damasceno / G1)A ceia deve ser bem colorida (Foto: Ivanete Damasceno / G1)
Servindo o prato
A composição do prato também deve ser equilibrada. Dividir o prato em duas metades é o segredo para equilibrar e evitar o exagero, segundo a nutricionista. Em uma metade coloca-se a salada e na outra as carnes e o carboidrato.
Porém, Suzana explica que para manter uma dieta saudável, se permitindo exagerar em datas festivas, é necessário fazer reeducação alimentar e manter uma dieta saudável e equilibrada durante todo o ano, aliada a exercícios físicos. “Natal e Ano Novo são apenas dois dias dos 365 do ano. Não quer dizer que com os exageros destas datas, a dieta foi toda perdida”, explica a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário