MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mutirão ajuda índios xerente a tirar os primeiros documentos no Tocantins


Índios de 26 aldeias da etnia xerente farão documentos básicos.
Esse é o primeiro mutirão feito pelo Conselho Nacional de Justiça no TO.

Do Globo Rural

Índios da etnia xerente que vivem na região central do Tocantins têm a oportunidade de obter os registros e documentos pessoais com mais facilidade. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça que faz um mutirão dentro da reserva.
As crianças do município de Tocantínia, cidade a 75 quilômetros de Palmas, tiraram a primeira fotografia para o primeiro documento. Os índios, tanto adultos como crianças, puderam tirar documentos básicos. Juvenal Xerente, de 20 anos, fez a primeira Carteira de Identidade e a índia xerente Deusenil Smikadi, de 36 anos de idade, exibiu com orgulho a recém-tirada Carteira de Trabalho.
Esse é o primeiro mutirão realizado pelo Conselho Nacional de Justiça no Tocantins. Índios de 26 aldeias da etnia xerente farão documentos básicos que garantem o exercício pleno da cidadania.
As salas de aula da escola foram divididas em setores. Havia uma para cada tipo de documento. A segunda-feira (03) foi importante para a pequena Taís, que ainda não sabe o que é cidadania. O exemplo veio do pai, que colocou o nome na Certidão de Nascimento da filha. Ele estava viajando quando a criança foi registrada pela mãe.
O mutirão termina nesta terça-feira (04).

Nenhum comentário:

Postar um comentário