MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de dezembro de 2012

Moradores de Ratones voltam a ter Boi de Mamão após 20 anos


Primeira apresentação será no sábado (15), na Barra da Lagoa.
Moradores contaram que interrupção da brincadeira foi motivada por crime.

Luíza Fregapani Do G1 SC
Grupo vai retomar atividades do Boi de Mamão em Ratones (Foto: Dieve Oehme/Fundação Franklin Cascaes)Grupo vai retomar atividades do Boi de Mamão em Ratones (Foto: Dieve Oehme/Fundação Franklin Cascaes)
A exposição do Boi de Mamão, 'Arreda nos Passos do Boi', no Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral, da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou na quinta-feira (13). A exposição ficará no museu por cinco meses, aberta ao público, e depois vai circular por outras comunidades.
Em Ratones, essa tradição cultural ressurge na comunidade após ter sido interrompida há quase duas décadas. Os personagens do novo boi de mamão, o Boi Dourado, farão a primeira apresentação pública neste sábado (15), em um encontro de brincantes. O evento vai ocorrer na Praça do Pescador, às 16h, na Barra da Lagoa, com participação do grupo Arreda Boi e do Boi do Engenho, de Bombinhas.
Há duas décadas a tradição popular desperta a paixão do educador Reonaldo Gonçalves, o Nado, que abordou o tema em trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado em educação.
Moradores mais jovens do bairro estão sendo ouvidos atualmente. “Temos três gerações envolvidas nesse espaço de tempo. Estamos trabalhando agora com crianças e adolescentes que não conhecem as características do boi de mamão que havia na comunidade e nem tiveram contato com a brincadeira, pois já se passaram quase duas décadas que ela não mais está presente em Ratones”, observa o educador.
Na época, moradores contaram que a interrupção da brincadeira popular foi motivada por um crime. Durante a encenação da morte do boi Dourado, um homem entrou na roda com um facão e atingiu o animal. O público pensou que a cena fazia parte do espetáculo e só percebeu a tragédia quando o personagem não ressuscitou como mandava a tradição. Ao levantarem o pano, viram que o brincante no miolo do boi estava morto. “A partir daí, o folguedo também morreu na comunidade”, conta Gonçalves.
Para recuperar a memória do boi de mamão de Ratones que, aos poucos está se perdendo no local, o projeto Escola de Boi de Mamão promoveu oficinas para confecção de instrumentos musicais, montagem e pintura dos personagens, além de aulas de cantoria, percussão e danças populares para crianças e adolescentes da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário