MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mais de 1.700 pessoas aguardam por doação de órgãos no Maranhão


Fila de espera do Hospital Universitário Presidente Dutra só aumenta.
Exatas 998 pessoas esperam por transplante de rins e, 790, de córneas

Do G1 MA , com informações da TV Mirante

A fila de espera por um doador só aumenta no Hospital Universitário Presidente Dutra, que há 12 anos realiza cirurgia de transplantes de órgãos no Maranhão. Já são mais de 1.700 pessoas aguardando a doação de rim ou córnea no estado.
Atualmente, 998 pessoas aguardam pela doação de rim no Hospital Universitário. Outros 790 pacientes aguardando por córneas. Este ano, só 173 conseguiram a cirurgia. Em 12 anos, o HU Presidente Dutra realizou 380 transplantes de ruins no estado.
A professora Wohglaides Lobão é uma das que esperam por um novo rim. Já são 23 anos convivendo com uma disfunção nos ruins e um tratamento rigoroso que não conseguiu curar a doença. Há um ano ela começou a fazer hemodiálise e viu sua rotina mudar completamente (assista na reportagem acima).
“Quem manda agora na minha agenda é a sessão de diálise. Não posso assumir compromisso com ninguém às segundas, quartas e sextas à tarde e à noite. Esses dois horários são reservados para o tratamento. Faça chuva ou faça sol, esteja eu doente ou não. Nos outros momentos eu procuro ter uma vida normal”, conta a professora.
A busca de um doador começou na família. Um dos irmãos já era transplantado e os outros, apesar de compatíveis, não puderam doar. Sem poder esperar da família a solução para o problema de saúde, ela permanece com a esperança de encontrar o órgão compatível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário