MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Litoral norte do Maranhão tem praias desertas e casarões centenários


Alcântara parece ter parado no tempo, com suas ruínas tricentenárias e casarões preservados. De ferry boat, cidade fica a uma hora de São Luís.

Alex Barbosa Alcântara, MA
A cidade histórica de Alcântara, no litoral norte do Maranhão, preserva o ar dos tempos do Império, com casarões centenários, festas e culinária típicas, tudo na beira do mar. Colonizada primeiramente por franceses, que depois foram expulsos pelos portugueses, a cidade parece ter parado no tempo.
Em Alcântara, para onde se olha, pode se ver um cartão postal diferente, sejam as praias quase desertas, as ruas bucólicas ou as igrejas com a beleza da simplicidade do período colonial. Para chegar a esse destino, o meio mais usado é o ferry boat. As embarcações saem de São Luís e chegam em uma hora.

Entre várias ruínas tricentenárias espalhadas pela cidade, duas se destacam. Uma delas fica de frente para a Igreja Nossa Senhora do Carmo, erguida entre 1660 e 1690. Na mesma praça está o que ficou da construção do que era para ser um palácio, palco de uma polêmica que envolveu o imperador do Brasil.
O palácio começou a ser erguido para receber a visita do imperador Dom Pedro II. Porém, a visita acabou nunca acontecendo, por conta de uma disputa entre famílias tradicionais de Alcântara, que concorriam para ver quem construía o casarão mais bonito para recepcionar o visitante ilustre. Isso acarretou uma confusão tão grande que Dom Pedro II acabou desistindo da viagem.
O outro casarão, o concorrente, também está em ruínas. Na praça central de Alcântara há um pelourinho de verdade, preservado desde a época dos escravos.
A diária em uma pousada as cidade custa, em média, R$ 120 para o casal, com café da manhã incluso. O prato típico, que inclui peixe, arroz e pirão, sai por R$ 60 para duas pessoas. Na hora da sobremesa, é bom aproveitar para conhecer o tradicional doce de espécie, que é feito de coco.
O passeio fica completo com uma visita à Praia da Baronesa, com clima tranquilo e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário