MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de dezembro de 2012

Juiz declara constitucional lei antimonopólio contra Clarín

Agência AFP

Um juiz argentino declarou constitucional nesta sexta-feira, 14, o artigo antimonopólio da Lei de Mídia que obriga o Grupo Clarín a entregar diversas concessões de rádio e televisão, informou a agência oficial Télam.
"O juiz federal civil e comercial Horacio Alfonso declarou constitucional o artigo 161 da Lei de Mídia, alvo de um recurso judicial do Grupo Clarín", destacou a Telám.
Clarín, o maior grupo de mídia da Argentina, afirma que a lei promovida pelo governo da presidente Cristina Kirchner é inconstitucional por violar os principíos de propriedade privada e liberdade de expressão.
Esta é a primeira decisão em primeira instância sobre o artigo antimonopólio da Lei de Mídia, centro da disputa entre o Clarín e a presidente Kirchner.
No início da semana, a Suprema Corte da Argentina rejeitou um recurso apresentado pelo governo Kirchner contra o Clarín, que obteve uma liminar suspendendo a lei que o obriga a se desfazer de concessões de rádio e TV.
Na decisão, o Supremo afirmou que a competência sobre o recurso cabia a um juiz de primeira instância, como determina a lei.
O recurso do governo ao Supremo foi apresentado após a Câmara de Apelações prorrogar a decisão favorável ao Clarín suspendendo a aplicação da Lei da Mídia, até o julgamento da constitucionalidade da medida.
A Lei da Mídia foi aprovada pelo Congresso em 2009 visando "acabar com o monopólio" de certos grupos de comunicação e previa a entrega de concessões "excedentes" de rádio e TV a partir do dia 7 de dezembro.
Segundo o governo Kirchner, o grupo Clarín tem 41% do mercado de rádio, 38% da TV aberta e 59% da TV a cabo, enquanto o máximo em todos os casos é de 35% pela nova legislação.
A lei afeta especialmente a Cablevisión, uma das empresas mais poderosas do grupo Clarín, que tem mais de 3.300.000 clientes distribuídos em Argentina, Uruguai e Paraguai. Na Argentina está presente em 96 cidades e 12 províncias.
Com a Lei da Mídia, o governo Kirchner pretende tomar 213 concessões de TV a cabo do Clarín, que hoje tem 237 no total.
Clarín, um dos principais grupos de mídia da América Latina, tem o jornal de maior circulação no país, canais de televisão aberta e a cabo e rádios, com um volume de negócios de 9,753 bilhões de pesos (cerca de 2 bilhões de dólares) em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário