MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de dezembro de 2012

Homem monta presépio ecológico na garagem de casa em Santos


Idoso de 76 anos mantém tradição do presépio há 10 anos.
Banda musical e Papai Noel fizeram parte da inauguração.

Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos
Aposentado monta presépios na garagem há 10 anos (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Aposentado monta presépios na garagem há 10 anos (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
O aposentado Rubens Gomes, morador de Santos, no litoral de São Paulo, transforma há 10 anos a garagem de casa em uma atração natalina. Todos os anos ele constrói um presépio e, a cada ano, a montagem aumenta cada vez mais. Este ano, ele montou um presépio de aproximadamente 12 m², que reúne todas as noites centenas de vizinhos e curiosos que vêm de outros bairros para apreciar o projeto.
A decoração, que começou com cinco objetos, hoje conta com 210 peças, entre imagens de animais, pessoas e casas, além de 1.500 luzes e canhões com iluminação de LED. Uma das luzes é em formato de estrela, que “passeia” por todo o presépio como se fosse uma estrela cadente. Mas a principal atração para as crianças é o riacho, que corre com água de verdade e percorre todo o presépio.
O projeto do idoso de 76 anos foi desenvolvido em parceria com o filho, o engenheiro eletricista Rubens Gomes Filho. Eles montam o presépio na porta de casa há 10 anos. Eles contam que a decoração foi aumentando até se tornar gigante. “Isso me dá prazer. O principal objetivo é espalhar o espírito natalino nas pessoas. O trabalho é gratificante. Quero chegar aos 100 anos fazendo presépios”, afirma o aposentado.
Presépio fica no bairro Jardim Piratininga, em Santos. (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Presépio fica no bairro Jardim Piratininga,
em Santos. (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Apesar do riacho com água, bonecos que giram e iluminação constante, Rubens Filho explica que eles têm a preocupação ecológica, por isso fazem questão de adaptar toda a decoração para que fique sustentável. “A água que corre no riacho é recirculada para que não haja desperdício, e também colocamos alvejante para evitar o mosquito da dengue. As luzes são de LED porque são mais econômicas, a grama do presépio é feita por garrafas PET desfiadas, as casinhas são caixas de sapato e caixas de leite. Até caixas de papelão foram cortadas em tiras para montar as cercas”, explica Rubens Filho.

Os detalhes foram minuciosamente criados para encantar crianças e adultos, com música natalina, luzes e decoração caprichada. “Virou atração. Todas as noites cerca de 50 pessoas passam por aqui. Na inauguração teve apresentação de banda musical e Papai Noel”, diz Rubens.
Foram gastos no projeto aproximadamente R$ 500 e toda a montagem do presépio levou 22 dias para ficar pronta. Segundo o aposentado, a imagem principal, a do menino Jesus, só será exposta na noite de 24 de dezembro. “Tenho que seguir a tradição. Também vou desmontar o presépio em 6 de janeiro, dia de Reis”, afirma. O presépio fica na rua Marino Leite,  no bairro Jardim Piratininga, em Santos.
Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
Presépio reúne 210 peças decorativas e 1.500 lâmpadas para iluminação (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Presépio reúne 210 peças decorativas e 1.500 lâmpadas para iluminação (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário