MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de dezembro de 2012

Grupos de matriz africana lotam a orla para as celebrações de Iemanjá


Adeptos do interior chegaram cedo para os festejos neste sábado (8).
População conta ainda com diversas atrações culturais na Multieventos.

Michelle Farias Do G1 AL

Grupos de matriz africana celebram o dia de Iemanjá na Praia de Pajuçara (Foto: Jonathan Lins/G1)Grupos de matriz africana celebram o dia de
Iemanjá na Praia de Pajuçara
(Foto: Jonathan Lins/G1)
Desde as primeiras horas da manhã deste sábado (8), a Praia da Pajuçara é palco de homenagens a Iemanjá. As festividades seguem até o final da tarde.

Como já é tradição todos os anos em Maceió, diversos grupos ligados à religiões de matriz africana comemoram o dia dedicado à Rainha do Mar.

O dia vai reunir religiosos de matriz africana numa grande festa em homenagem a Iemanjá, a Grande Mãe e senhora de todas as águas. A simbologia representa a auto-afirmação da identidade religiosa dos afro-alagoanos. Pessoas de várias localidades, principalmente do interior do Estado, homenageiam a deusa nas areias da praia e, a partir das 16 horas, acompanharão as apresentações dos diversos grupos culturais afro-alagoanos, que acontece na Praça Multieventos.

Para a chefe do Grupo Candoblé de Anagô do município de União dos Palmares, "Denga", os componentes chegaram cedo para comemorar o dia da Rainha do Mar. "Passamos o ano todo esperando chegar o dia de Iemanjar. É quando podemos fazer nossas oferendas e agradecer por tudo o que elas nos deu. Chegamos às 5h da manhã e pretendemos ficar até o final das das comemorações" afirmou.
Integrante do Grupo Candomblé de Anagô, Marineth Alves fala da adoração à Iemanjá (Foto: Jonathan Lins/G1)Integrante do Grupo Candomblé de Anagô,
Marineth Alves fala da adoração à Iemanjá
(Foto: Jonathan Lins/G1)
Já para a dona de casa Marineth Alves, que entrou para o Grupo Candoblé de Anagô há dois anos, o dia é mais que especial. "Fiquei muito doente e nenhum médico sabia dizer o que eu tinha. Passei quatro anos fazendo diversas cirurgias e nada. Foi quando resolvi pedir para Iemanjá e ela me atendeu. Hoje estou curada e faço minhas oferendas", disse.

Após o impasse com a Prefeitura de Maceió sobre a restrição de horário para a realização dos cultos e festejos, as atividades das comunidades e das casas religiosas puderam se iniciar a partir da 0h e se estenderão até às 23h59. Além disso, de acordo com o capitão Cardoso da Polícia Militar, haverá um reforço no efetivo policial para garantir que as festividades aconteçam em ordem.

Na Praça Multieventos, haverá diversas atrações culturais que devem reunir a população a partir das 15h.


Confira a programação:
16h - Roda Aberta de capoeira
17h - Arê Yorubá
17h30 - Afro Mandela
18h - Maracatu Raízes das Tradições
18h30 - Afoxé Ofaomin
19h - Inaê
19h30 - Orquestra de tambores de Alagoas
20h - Afoxé Odê Iyá
20h30 - Coletivo AfroCaeté
21h30 - Momento Coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário