MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

Exploração de trabalho infantil é flagrada no centro de Maceió


Crianças são vistas carregando cargas pesadas embaixo de sol quente.
Secretaria de Assistência Social promete intensificar fiscalização.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Crianças são flagradas trabalhando no centro de Maceió (Foto: Reprodução/Tv Gazeta)Crianças são flagradas trabalhando no centro
de Maceió (Foto: Reprodução/Tv Gazeta)
Com a chegada do fim do ano e do período das férias escolares, a exploração do trabalho infantil pode ser vista com mais frequência em Maceió. Na manhã deste sábado (8), crianças vendendo água, aparelhos eletrônicos e produtos de beleza foram flagradas pela TV Gazeta, no centro da capital alagoana.
Os pais que acompanhavam as crianças disseram achar normal colocar seus filhos para trabalhar, o que chamou a atenção da Secretaria de Assistência Social do Município. Na próxima segunda-feira (10), o Conselho Tutelar intensificará a fiscalização no Centro e em ruas movimentadas de Maceió. Assista vídeo ao lado
Parte das crianças abordadas pela reportagem da TV Gazeta afirmou que estava sem aula porque a escola que estudam está em reforma, outras falaram que foram trabalhar na rua para ajudar a família. Já os pais disseram que é melhor o filho estar ajudando nas vendas do que se drogando.
 Segundo o secretário de Assistência Social, Francisco Araújo, a situação é lamentável e deve ser combatida através da conscientização das famílias. “Assim que identificarmos os responsáveis por essas crianças iremos notificá-los e se o caso se repetir, tomaremos as medidas jurídicas cabíveis. A medida mais drástica é a perda da guarda da criança”, disse.
De acordo com Araújo, o aumento da exploração do trabalho infantil cresce nesta época do ano, quando os pais levam seus filhos para ajudar nas vendas com o objetivo de reforçar a renda familiar. “É uma questão econômica, por isso faço um apelo para que a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas absorva essas crianças que estão sem aula”, disse.
A conselheira tutelar da Secretaria de Assistência Social de Maceió, Amélia Mendonça, apontou que existe uma forte questão cultural envolvida na exploração do trabalho infantil. “Muitos pais acham que os filhos devem ajudar a família na questão financeira, pois um dia eles também foram obrigados a colaborar. Preferem ver o filho trabalhando do que marginalizado”, afirmou.
Fiscalização
O secretário Francisco Araújo garantiu que na próxima segunda-feira (10), os conselheiros tutelares intensificarão as fiscalizações no centro da cidade. “
Essa fiscalização já acontece todos os dias, mas a partir de segunda-feira redobraremos a atenção. Temos o programa de Erradicação do Trabalho Infantil que em parceria com instituições ligadas às crianças ajuda a inibir essa prática ilegal”, disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário