MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Especialista analisa alta nos preços dos grãos no mercado mundial


Preço internacional dos grãos em 2012 bateu recordes históricos.
Globo Rural conversou com Antônio Sartori sobre o assunto.

Do Globo Rural

Apesar da queda no preço dos grãos em novembro, o milho, a soja e o trigo continuam muito valorizados. O Globo Rural conversou sobre esse assunto com o analista de mercado Antônio Sartori.
O preço internacional dos grãos em 2012 bateu recordes históricos.
De acordo com o analista, a quebra de safras ao redor do mundo, em países como os Estados Unidos, Argentina, Brasil, Rússia, Ucrânia e China, e o consumo constante fazem com que o preço dos grãos permaneça em patamares elevados. “Com menos estoques, os preços ficam mais altos”, diz.
De acordo com Sartori, tendo em vista os estoques no mundo e as previsões de consumo, que não devem parar de crescer, o cenário em relação aos preços deve piorar em 2013 em relação a 2012.
“Nós temos hoje no mundo uma situação bem pior da que tínhamos há 12 meses. No final de 2011 e final de 2012 a diminuição de safra é maior do que a safra brasileira. O mundo perdeu mais de 170 milhões de toneladas, portanto, o clima nos próximos seis meses é determinante. É um mercado muito perigoso, muito difícil. Bom para quem produziu e difícil para quem precisa dos insumos, como os produtores de carnes, e para o consumidor final”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário