MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de dezembro de 2012

Empresa fatura R$ 30 mil ao mês com acessórios para carnaval


No Rio, empresa tem faturamento médio de R$ 30 mil por mês.
Empresa produz quase metade dos acessórios do carnaval carioca.

Da PEGN TV

Dar forma, cores e vida ao carnaval é o trabalho do empresário Luiz Eduardo Pinto. Ele faz acessórios para essa data e está no mercado há 30 anos. Sua empresa fica no bairro de Santo Cristo, no centro do Rio de Janeiro.
Luiz Eduardo Pinto é responsável por quase metade de todos os acessórios que se vê nos desfiles do grupo especial. O faturamento médio da empresa é de R$ 30 mil por mês.

A empresa faz acessórios em diferentes tamanhos, espessuras e cores. O custo varia conforme o tipo de material. Uma chapa moldada custa entre R$ 8 e R$ 100. A empresa de Pinto tem uma estrutura enxuta de apenas quatro funcionários. No entanto, o volume de produção impressiona.

“No carnaval, você não pode usar uma coroa de ouro, você pode usar uma coroa dourada feita de termo-moldagem e que vai passar a ideia para o público de que aquilo é ouro.”

A termomoldagem é uma técnica que usa o calor para dar forma aos acessórios a partir de um molde. As peças são feitas em plástico ou borracha. Na máquina, as chapas do material são aquecidas a uma temperatura de 130 graus. O processo é rápido. A matéria-prima derrete e, por sucção, envolve o molde escolhido pelo cliente. Em alguns segundos, a máscara fica para ser usada na decoração de um carro alegórico.

“É uma tecnologia que ta espalhada atendendo o mercado de embalagem e outros mercados, mas, para a parte artística, é super artesanal. Você tem que fazer uma peça, você tem que atender um artista que criou, que imaginou e depois você produzir industrialmente a uma pequena quantidade que ele está precisando”, disse.
“Quando está bem longe do carnaval, é bem fácil você cumprir e honrar o que você está dizendo que vai fazer, que vai entregar, mas o carnaval tem um dia para todo mundo em todo o país e em vários lugares do mundo. Então, eles precisam ter certeza que quando vai ficando próximo da festa você continue entregando a tempo para que eles possam trabalhar.”
A escola de samba unidos da tijuca é cliente do empresário Luiz Eduardo. A agremiação, campeã do carnaval carioca em 2012, usa os acessórios nas alas e nos carros alegóricos. Para o ano que vem, os preparativos já estão a todo vapor.
“Este espaço é um dos mais importantes da escola. Aqui são confeccionadas as fantasias que a Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2013. E é com o trabalho minucioso desse pessoal que os acessórios dão destaque nas roupas. Mas, por enquanto, não é possível mostrar muita coisa, não. Isso porque quase tudo por aqui é mantido em segredo até o dia do desfile.”
Para buscar o terceiro título no grupo especial, a Unidos da Tijuca aposta numa dobradinha de sucesso: talento e criatividade na decoração.
“A gente faz esse acabamento todo com paetê, todo decorado, com uma pintura bem feita, isso dá um volume na roupa e dá uma riqueza, uma grandiosidade que valoriza muito a fantasia e no caso alegorias também, quando é usado”, disse Annik Salmon, figurinista da escola.
O empresário Luiz Eduardo comemora os bons lucros com o carnaval e acredita num crescimento de pelo menos 5% para o ano que vem. Para ele, mais que um negócio rentável, fazer parte da festa é um motivo de orgulho.
“Nós somos parte da equipe do carnaval, mesmo que ninguém veja isso aqui no nosso canto, mas a gente é parte, a gente quer fazer parte e dar apoio para que eles possam fazer a festa.

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