MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Confira cuidados para alugar um imóvel de temporada nas férias


Obter referências, pesquisar entorno e fazer contrato são algumas dicas.
Possibilidade de levar animais ou usar área de prédio deve ser questionada.

Do G1, em São Paulo

Alugar um imóvel para passar as férias pode sair mais barato e prático do que ficar em hotel, principalmente para quem viaja em família ou em um grupo grande. De olho nesse filão, vários sites têm sido criados no Brasil e no exterior para fazer o meio de campo entre proprietários de casas e apartamentos e turistas que buscam um aluguel para as férias.
Casa na praia (Foto: Creative Commons/Arclients)Casas de praia costumam ficar muito tempo fechadas, por isso é importante testar chuveiros, torneiras, descargas, luzes e eletrodomésticos (Foto: Creative Commons/Arclients)
Mas, como na maioria dos casos o viajante não pode visitar o imóvel (que fica em outra cidade ou país), é preciso ter cuidado para não se decepcionar ao chegar ao destino – ou, pior, cair em um golpe e descobrir que o imóvel não existe ao chegar lá.
“As pessoas acabam alugando sem conhecer imóvel e, quando chegam, podem encontrar um lugar totalmente em desacordo com o que foi prometido”, diz João Teodoro da Silva, presidente do Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis). Ele mesmo já sofreu essa decepção, durante uma viagem para a Chapada dos Guimarães. “O lugar era bonitinho, mas a piscina estava um horror e os esgotos entupiram em um dia de uso”, lembra.
Se não dá para prever tudo, ao menos é possível tomar algumas precauções. Confira as dicas do G1:
- Não confie totalmente em fotos colocadas na internet e tente obter referências sobre o imóvel. Se ele não tiver sido indicado por algum conhecido, peça ao dono que passe o contato de pessoas que já se hospedaram lá anteriormente.
- Procure saber como é o entorno do imóvel. Há supermercado, farmácia e outros comércios? Qual é a distância da praia? A rua é calma ou cheia de bares? Defina o que é importante para você e pergunte.
- Se o imóvel ficar em um prédio com piscina, sauna e outras opções de lazer, verifique se você poderá usá-las. Alguns condomínios só permitem a utilização pelo dono do apartamento e seus familiares, e há proprietários que omitem essa informação na hora do aluguel de temporada.
- Se quiser levar algum bicho de estimação, pergunte se o dono do imóvel e o condomínio onde ele fica localizado permitem a presença de animais.
- Se a transação for mediada por uma imobiliária ou por um corretor de imóveis, verifique se a empresa ou o profissional são idôneos com o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da sua região. A filiação a esse conselho é obrigatória.
- Se o preço estiver muito abaixo do mercado, desconfie da oferta.
- O contrato de locação é a garantia tanto para o dono quanto para o locatário, e por isso é recomendado mesmo que o período de estadia seja curto. Ele deve ser de até 90 dias e conter uma lista de tudo o que o imóvel proporciona: não só móveis, mas também utensílios (material de cozinha, por exemplo). Confira tudo ao chegar ao local, preferencialmente na presença do locador.
- É comum que o dono peça ao menos uma parte do pagamento antecipado. Gastos como IPTU, condomínio, eletricidade e gás costumam estar incluídos no preço, mas nem sempre, por isso verifique se haverá algum gasto extra antes de assinar o contrato.
- Respeite o número máximo de pessoas que o dono do imóvel permite. Inquilinos extras podem ser barrados pelo dono, pelo síndico ou pelo zelador.
- Assim que chegar, experimente torneiras, descargas, chuveiros, luzes e eletrodomésticos, para ver se está tudo funcionando. O cuidado deve ser redobrado em imóveis de praia, que costumam ficar fechados muito tempo.
- Se descobrir algum defeito depois que o dono (ou seu representante) já tiver ido embora, avise imediatamente. Ela tem a obrigação de fazer as correções necessárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário