MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Companhia aérea vai fazer voo pelo Ártico e pelo Polo Norte


Sobrevoo vai ter a participação de cientistas especializados no Ártico.
Previsão é que voo saia de Berlim em abril de 2013, diz empresa alemã.

Do G1, em São Paulo

Geleiras em Svalbard, arquipélago norueguês que vai estar na rota do sobrevoo (Foto: Divulgação/William D’Andrea/Universidade de Columbia)Geleira em Svalbard, arquipélago norueguês que está na rota do voo para o Ártico (Foto: Divulgação/William D’Andrea/Universidade de Columbia)
Sobrevoar o Ártico e o Polo Norte na companhia de cientistas especializados em abordar o tema. É isso o que promete uma companhia aérea alemã para o próximo ano, em um voo programado para sair do Aeroporto Berlim, capital do país, no dia 27 de abril de 2013.
A aventura, que consiste em um sobrevoo de 12 horas pela região, com direito a belas paisagens e boas chances de obter fotos, vai contar com palestras sobre o Ártico e atividades de entretenimento, segundo a companhia Airberlin.
Serão cinco horas de voo apenas na região polar, diz a empresa. No caminho para o Ártico, a aeronave passa pelo arquipélago norueguês de Svalbard. Depois segue para o ponto mais ao norte do planeta (o chamado Polo Norte), onde circula duas vezes, em ambas as direções, para permitir uma visão ampla do local.
Por fim, o voo segue para a região mais a leste da Groenlândia, onde vai ser possível avistar a área costeira do país. O avião a ser utilizado é um Airbus A330, um dos poucos capazes de fazer o sobrevoo polar, segundo a Airberlin.
Icebergs em região do Oceano Ártico (Foto: Divulgação/Universidade de Washington)Icebergs em região do Oceano Ártico (Foto:
Divulgação/Universidade de Washington)
É a segunda vez que a empresa vai realizar um voo polar de observação. A saída, bem com a volta, estão previstas  para ocorrer no Aeroporto de Berlim. O embarque está programado para as 8h do dia 27 de abril, e o desembarque, às 20h30 do mesmo dia.
Os preços para o voo variam de 499 euros, o equivalente a R$ 1,3 mil (classe econômica com marcação de lugar no check-in), a até 3.333 euros, equivalente a R$ 9,1 mil (lugar na janela na classe executiva "Polar Comfort"). O avião tem cinco classes de lugares, no total. Todos os da classe "Polar Comfort", com exceção de um, já foram vendidos, segundo a empresa.
As condições climáticas são importantes para a realização do voo, e portanto restrições podem ocorrer na viagem, para que o avião cruze certas regiões. A empresa afirma que, como existe a hipótese de ocorrerem tempestades de neve, entre outros emprevistos, não pode garantir que o voo vai seguir a rota exatamente descrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário