MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de dezembro de 2012

Com dança e anel de coco, indígenas fazem casamento coletivo em MS


Segundo organização, 15 casais indígenas participarão da cerimônia.
Casamento será realizado seguindo as tradições indígenas terenas.

Do G1 MS

Com direito a dança terena, pintura corporal e anel de coco, será realizado pela primeira vez, segundo os organizadores, um casamento coletivo indígena em Campo Grande. Vão participar 15 casais, todos da etnia terena.

De acordo com a organizadora do evento e também uma das noivas, Rute Poquiviqui, 40 anos, a cerimônia coletiva é promovida por uma instituição religiosa.
Estarão presentes no evento técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai), que é responsável pelo registro dos casamentos indígenas.
Rute explicou ao G1 que a cerimônia de casamento será realizada seguindo as tradições indígenas terenas. “Nós vamos ter a dança de abertura com os guerreiros índios terenas, vamos ter músicas cantadas no nosso idioma e a oração também na língua terena”, disse Rute.
Ainda segundo ela, a aliança usada para selar a união será um anel de coco, produto de artesanato feito pelos índios nas aldeias e trazido para a cidade, onde é vendido.

Rute acredita que a cerimônia reforça a cultura indígena e impede que os terenas se esqueçam das tradições. “Não podemos esquecer das nossas raízes né? Muitas vezes a gente vem pra cidade e vai deixando de falar o nosso idioma, nossos costumes, e isso não pode ficar esquecido”, finalizou.

Ela ainda convida toda a população para prestigiar o evento. "É uma oportunidade para as pessoas não indígenas também conhecerem nossa cultura".
Serviço:
O casamento coletivo indígena será realizado na Igreja Uniedas, localizada na Rua Jaguaribe, 913, Jardim Imá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário