MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de dezembro de 2012

Colecionadores expõem mais de 150 tipos de orquídeas, em Porto Velho


Há espécieis regionais e exóticas. Exposição acontece na Casa da Cultura.
Fest Orquídea é organizado pela ARO pelo 4º ano seguido.

Larissa Matarésio Do G1 RO

4ª Fest Orquídea espera pelo menos 500 visitantes na exposição que reúne mais de 150 plantas (Foto: Larissa Matarésio/G1)Exposição que reúne mais de 150 espécies de orquídeas (Foto: Larissa Matarésio/G1)
A Associação Rondoniense de Orquidófilos (ARO) organiza pelo 4º ano seguido a Fest Orquídea que expõe mais de 150 plantas diferentes de 11 colecionadores de Rondônia. A exposição acontece na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, até o dia 16 de dezembro e espera mais de 500 visitantes para apreciar as plantas de todos os tamanhos e cores.
Em 2012, a ARO trouxe à exposição dois especialistas em orquídeas para julgar e separar as categorias das espécies. As 150 plantas estão divididas em oito categorias, que vão desde mudas regionais e típicas do período chuvoso, até gêneros exóticos importados da Tailândia. (Veja ao lado a entrevista com um dos julgadores do evento, Ricardo Gioria, ao Amazônia TV)
O presidente da exposição, Jeferson Nogueira, explica que todos os anos a Fest Orquídea tem uma data diferente. "Nós marcamos a data da exposição de acordo com o período de chuvas, que é a época mais comum de floração das orquídeas", explica.
Orquídea da espécie Cattleya violacea, típica da região Norte, encontradas principalmente em beiras de rios (Foto: Larissa Matarésio/G1)Orquídea da espécie Cattleya violacea, típica da região Norte, encontradas principalmente em beiras de rios (Foto: Larissa Matarésio/G1)
Jeferson também conta que mudar a data é uma forma de expôr gêneros diferentes de orquídea. "Como esse tipo de planta geralmente só desabrocha uma vez ao ano, marcando a exposição todos os anos em datas diferentes, a probabilidade de trazer outras variedades é maior. Se fosse sempre no mesmo período teríamos espécies limitadas", diz.
A exposição fica aberta das 8h às 20h na Casa de Cultura Ivan Marrocos até o dia 16. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário