MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Chegada do verão aumenta perigo de contaminação por leptospirose


Foram detectadas 98 áreas de risco em Curitiba, diz Secretaria da Saúde.
Doença é transmitida por bactéria na urina do rato e espalhada pela chuva.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba

Curitiba tem 510 casos suspeitos de leptospirose, além de 60 confirmados e seis mortes causadas pela doença até outubro de 2012.  Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Com chegada do verão, as chuvas fortes podem aumentar o risco de contaminação devido às enchentes.
Atualmente, 98 áreas de risco estão mapeadas pelo Centro de Controle de Zoonose e Vetores (CCZV) da Secretaria Municipal da Saúde na capital paranaense.  Os bairros do Boqueirão e Bairro Novo concentram nove áreas. No Pinheirinho são cinco. Já na CIC foram apontadas três áreas de risco, dez no Portão, 16 em Santa Felicidade e 18 no Boa Vista. O bairro Cajuru aparece com 24 e a Matriz com quatro áreas de risco.
A leptospirose é transmitida por uma bactéria eliminada com a urina do rato e espalhada pela chuva. Em trabalho de rotina, independentemente de alagamentos, 14 técnicos da Secretaria de Saúde visitam até quatro mil imóveis por mês nas áreas de risco. As casas são inspecionadas três vezes em um período de 20 dias para avaliar a ação de controle de roedores.

Precauções
A orientação da secretaria é de que seja redobrada a atenção das pessoas  que moram em áreas de risco ou que estejam mais expostas à contaminação. Deve-se andar somente calçado, não entrar em áreas alagadas e inutilizar alimentos que tenham sido cobertos pela água contaminada. Caso seja necessário entrar em área alagada, deve-se usar botas e luvas longas ou improvisar proteção com sacos plásticos bem fixados junto ao corpo. A Secretaria de Saúde ainda destaca que é importante não beber a água contaminada nem levar a mão molhada à boca ou aos olhos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário