MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de dezembro de 2012

Brinquedos especiais estimulam aprendizado divertido, em Manaus


Crianças com dificuldade de aprendizado ou autismo têm jogos especiais.
Itens podem estimular áreas do cérebro, afirma pedagogo.

Camila Henriques Do G1 AM

Loja na Zona Centro-Sul da cidade é especializada em brinquedos educativos para todas as idades. (Foto: Camila Henriques/G1)Loja na Zona Centro-Sul da cidade é especializada em brinquedos educativos para todas as idades (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Mais que um mero passatempo, os brinquedos têm papel fundamental na formação das crianças. Para muitos pais, comprar os chamados brinquedos educativos para seus filhos é um investimento no futuro deles, principalmente se os pequenos possuem problemas na fala, dificuldade de coordenação motora, autismo ou Síndrome de Down.
Uma loja localizada na Avenida João Valério, Zona Centro-Sul de Manaus, é especializada em brinquedos feitos sob medida para o aprendizado das crianças. De acordo com a vendedora responsável por estes produtos, Jamyla Ferreira, a procura pelos jogos educativos é sempre alta. "Muitos pais vem até nós - especialmente os que têm crianças autistas ou com síndrome de Down -, assim como pedagogos, professores e psicólogos que trabalham com crianças e sabem da necessidade de estimular os sentidos delas", disse.
Jogos educativos podem estimular desenvolvimento da coordenação motora, percepção visual e até auxiliar na alfabetização.  (Foto: Camila Henriques/G1)Jogos educativos estimulam desenvolvimento
da coordenação motora e auxiliar na alfabetização
(Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Jamyla ressaltou ainda que cada brinquedo trabalha com uma área do intelecto da criança. "Temos jogos específicos para coordenação motora, percepção visual, alfabetização, aprendizado de matemática, entre outros. Em termos de procura, os de encaixe estão sempre em alta, porque estimulam não só a coordenação, mas os sentidos, especialmente os coloridos", contou.
Na loja são encontrados brinquedos que podem ser utilizados por recém-nascidos a até itens para adolescentes de 14 anos com problemas motores. "É importante que os pais incentivem e mostrem que esses jogos também podem ser divertidos, para que a criança entenda e goste tanto ou até mais desses brinquedos em relação aos outros, mais modernos", frisou a vendedora.

Auxílio cognitivo
O professor e pedagogo Lédio Matias explicou que, se escolhidos corretamente, os brinquedos podem estimular áreas do cérebro. "O brincar faz parte do mundo da criança. Ali, ela está vivenciando experiências do futuro. Jogos educativos despertam a parte cognitiva dela", afirmou.
Outro ponto destacado pelo pedagogo é que o brinquedo educativo pode ainda auxiliar no lado afetivo da criança. "Ele ensina a lidar com frustrações, a antecipar questões da vida adulta e trabalha a socialização. O jogo, em si, desperta na criança logo cedo o discernimento de que ganhar ou perder faz parte da nossa trajetória. Durante o processo de alfabetização, é interessante fazer uso desses brinquedos paralelamente aos ensinamentos da escola.", acrescentou.
Segundo vendedora, procura é alta, tanto dos profissionais que trabalham com crianças, quanto dos pais (Foto: Camila Henriques/G1)Segundo vendedora, procura é alta, tanto dos profissionais que trabalham com crianças, quanto dos pais (Foto: Camila Henriques/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário