MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alemães palestram em Manaus sobre prevenção de riscos para Copa 2014


Parceria da Alemanha com a UGP Copa visa prevê riscos bacteriológicos.
Defesa Civil do Amazonas também participou da palestra com especialistas.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros receberam a capacitação (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros receberam a capacitação (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 vem estreitando o relacionamento do Brasil com outros países. Na manhã desta terça-feira (4), especialistas alemães dividiram conhecimentos sobre prevenção e socorro em caso de acidentes químicos, bacteriológicos, radioativos e nucleares em grandes competições. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Os palestrantes sediaram o mundial de futebol de 2006 e colaboraram nos preparativos da Copa de 2010 na África do Sul. A partilha de conhecimentos foi direcionado à Defesa Civil do Amazonas e ao Corpo de Bombeiros do Estado. Um dos representantes alemães, o coronel Detlev Harries, dos Bombeiros do município de Dortmund, acredita que a cooperação internacional é fundamental para uma boa preparação de uma sede do campeonato mundial.
"Nós estamos aqui como colegas para trocar experiências e poder contribuir na prevenção de riscos. O foco é a prevenção, mas também estamos tratando de como agir diante de situações inusitadas no setor nuclear ou químico", afirmou Harries.

Segunda etapa
A parceria com o Brasil iniciou em setembro deste ano, quando representantes brasileiros visitaram a Alemanha para realizar cursos de capacitação. De acordo com o coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango, foram sete dias voltados para os cursos que engrandeceram a equipe gestora.
Evento ocorreu na sede da Fieam (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Evento ocorreu na sede da Fieam (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
"Conhecemos desde o funcionamento de alguns equipamentos a métodos de prevenção. Um dos pontos interessantes é que vimos que, numa situação inusitada, temos que atender o mínimo de 2% do público da arena, durante um jogo, que representa 800 pessoas. ", afirmou Capobiango.

Segundo o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha, a integração representa o pontapé inicial para a capacitação dos brasileiros que estão à frente da organização da Copa em Manaus. "É um novo horizonte de conhecimentos que vai ficar para o Amazonas", destacou o secretário.

Parceria
A visita dos alemães ocorre até o dia seis de dezembro. Os palestrantes fazem parte do Host City Programm (Programa de Cooperação do Governo Alemão) que é financiado pelo BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha), através da SKWEW, entidade que fomenta intercâmbio de experiências entre municípios em prol do desenvolvimento sustentável. A GIZ (Agência para Cooperação Internacional do Governo Alemão) é o braço executor do Programa no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário