MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Agricultores do Piauí recebem dinheiro do Garantia Safra


Muitos perderam grande parte da produção por causa da seca.
Benefício é a única fonte de renda para famílias do sertão.

Do Globo Rural

Sabino Carvalho perdeu quase tudo o que plantou por causa da seca e se não fosse pela ajuda do Garantia Safra, estaria difícil sobreviver.
No Piauí, 149 municípios estão recebendo o benefício. São mais de 86 mil famílias que perderam quase tudo na roça. Plantações de milho, feijão e mandioca não deram nada e sem dinheiro, eles dependem exclusivamente do benefício para sobreviver.
É o caso de Márcia de Carvalho, agricultora que mora na zona rural de Padre Marcos, região centro-sul do Piauí. Márcia já recebeu três, das sete parcelas do seguro. Os R$ 135 só dão para comprar comida para a família. No supermercado é preciso escolher apenas o essencial.
O Garantia Safra é um seguro que atende famílias em municípios onde as perdas agrícolas passaram de 50%. A quarta parcela do beneficio está sendo paga desde o final de novembro. No Piauí a seca já atinge 1,3 milhão de pessoas.
Por causa dos efeitos da estiagem, que este ano está devastando o sertão do Nordeste, o governo ampliou o pagamento do Garantia Safra, de cinco para sete parcelas. Os agricultores dos municípios atingidos pela seca vão receber, no total, R$ 960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário