MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aeroportos terão reforços contra apagão no final do ano

Agência Estado

  • Mila Cordeiro | Ag. A TARDE
    Infraero prevê movimento intenso nos aeroportos neste feriado

Para garantir um fim de ano tranquilo aos mais de 17 milhões de passageiros que passarão pelos aeroportos em dezembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá fiscalização reforçada nos principais terminais do País. A preocupação é evitar o caos, mas o risco de uma greve no setor aéreo (veja matéria abaixo) pode complicar a vida dos consumidores.
Segundo a Anac, a expectativa é de aumento de 8% no fluxo em relação a dezembro de 2011. Este ano, a agência decidiu dobrar o número de aeroportos sob fiscalização, aumentou a quantidade de funcionários e determinou que as companhias aéreas operem com todos os guichês. A operação especial começa nesta quinta-feira e vai até 14 de janeiro. Ao todo, 290 funcionários da Anac trabalharão nos terminais para fiscalizar as companhias e orientar os passageiros.

Equipes da Polícia Federal, Receita Federal e Infraero - responsável pela operação de nove dos 12 terminais fiscalizados - também serão ampliadas nos terminais de Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Brasília. "O transporte aéreo já é um transporte de massa, superando desde o ano passado o movimento das rodoviárias para destinos interestaduais", afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt.
"Estamos preparando atuação conjunta para que possamos funcionar de maneira estruturada e organizada. É uma garantia de que teremos um final de ano com atendimento de qualidade para a população", disse Bittencourt. O reforço da fiscalização ocorrerá ainda em Salvador, no Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro); Congonhas (SP); Confins (MG); Fortaleza (CE); Recife (PE); Porto Alegre (RS); e Curitiba (PR). Em 2011, apenas seis aeroportos participaram da operação especial.
Entre 2008 e 2012, o aumento no fluxo de passageiros corresponde a 75%. Apesar da alta, os atrasos têm diminuído, segundo a Anac. Até novembro, 10,5% dos voos partiram com atrasos e 4,6% foram cancelados - em igual período de 2011, o percentual foi de 13,6% e 4,8%, respectivamente.
Empresas - As companhias aéreas se comprometeram a operar todos os guichês nos aeroportos, além de reforçar as equipes de atendimento. A medida gerará um aumento de entre 10% e 12% nas equipes das companhias, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). As companhias devem evitar a prática de overbooking, quando são vendidos mais bilhetes que a capacidade dos voos, e terão de antecipar a manutenção preventiva das aeronaves. Também estarão disponíveis entre sete e 11 aeronaves extras para substituição em caso de problemas nas principais companhias.
Após demitir 850 funcionários e encerrar as operações da Webjet, a Gol informou que vai suspender as férias dos funcionários no final de ano para atender à demanda dos passageiros. A companhia também dobrará o número de quiosques de autoatendimento nos terminais de maior movimento - Santos Dumont e Galeão (RJ); Guarulhos e Congonhas (SP); Brasília; e Porto Alegre.
"Não vamos ter problema", garantiu Adalberto Bogsan, vice-presidente técnico da Gol. Já o vice-presidente comercial da Avianca, Tarcísio Gargioni, afirmou que o movimento será tranquilo se não houver mau tempo. "É só pedir uma ajuda a São Pedro", brincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário