MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de dezembro de 2012

18 municípios estão em estado de emergência por conta da seca em SE


Seca é a pior dos últimos 30 anos.
Estiagem atinge mais de 100 mil pessoas.

Do G1 SE
A seca que atinge o estados do Nordeste é considerada a pior dos últimos 30 anos. Em Sergipe, 18 municípios estão em situação de emergência e os animais estão morrendo por falta de água e comida.

A estiagem que já dura mais de um ano destruiu plantações, secou açudes e barragens e acabou com água. “A fonte de sobrevivência do sertanejo é a água. Acabou a água, acabou tudo”, diz o agricultor Ailzo Barbosa.

A falta de água atinge mais de 100 mil pessoas e um dos maiores desafios para o sertanejo é a sobrevivência dos animai, que sem água e comida, enfraquecem e morrem aos poucos.

A situação dramática abala até quem está acostumado às durezas do sertão. “Nunca vi os bichos comerem árvore assim, chegarem num pé de árvore, descascarem e comerem a casca, nunca vi”, afirma o agricultor Jorge Silva de Medeiros.

Em algumas comunidades, a situação é ainda mais grave, porque até a palma desapareceu das plantações e, para alimentar o gado, o sertanejo utiliza o recurso que resta. Para isso, é preciso queimar a vegetação da caatinga.
O fogo é utilizado para eliminar os espinhos do facheiro e do xique-xique, cactos típicos da caatinga. É tanta fome que os animais comem em meio às brasas. Para o sertanejo, é uma escolha difícil. "Se nós não queimarmos a caatinga, os bichos morrem. Nós acabamos com a caatinga ou acabam os bichos", explica o agricultor Manoel Messias Vieira Santos.
"Por sorte, tem essa caatinga. Se não tivesse, não tinha nem o que fazer, porque condições para comprar ração não tem", diz o agricultor José Leandro da Silva.

Em nota divulgada no início da semana, o Governo Federal fez um balanço das principais medidas adotadas para amenizar os efeitos da seca em Sergipe. Além do pagamento do bolsa estiagem para mais de dezesseis mil pessoas, perfazendo um montante superior a R$ 9 milhões, o governo destacou o repasse de R$ 10 milhões para o socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. E ainda a distribuição de água por meio de carros-pipa em 17 municípios e a autorização para a venda de milho a preços abaixo do mercado para alimentar os animais.
Segundo o serviço de meteorologia de Sergipe, não há previsão de chuva suficiente para o mudar o cenário da estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário