MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de novembro de 2012

'Vou para casa chorar', diz garota que perdeu o Enem por esquecer o RG


Só em Curitiba, havia 65.565 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.
Portões foram abertos às 12h e fechados às 13h.

Thais Kaniak Do G1 PR

Adenilde tentava fazer o Enem pela terceira vez, mas esqueceu o documento em casa (Foto: Thais Kaniak/G1)Adenilde tentava fazer o Enem pela terceira vez, mas esqueceu o documento em casa (Foto: Thais Kaniak/G1)
A estudante Adenilde Souza Pereira, de 20 anos, ficou de fora do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4), no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.  Adenilde esqueceu o documento de identidade e só se deu conta na hora de apresentar o RG na porta da sala onde faria a prova.
A garota até tentou reverter a situação. Ligou para um amigo pedindo que levasse o documento até o local, mas ele não chegou a tempo. "Vou para casa chorar com a minha mãe", lamenta.
Adenilde explica que tirou o RG da bolsa enquanto limpava a bolsa da papelada que, geralmente, é entregue na frente dos locais de prova, como folhetos e propagandas. Foi a terceira vez que a estudante participou do Enem, mas foi o primeiro ano em que ela fez cursinho.
A garota, que trabalha em uma empresa de informática, sonha em cursar nutrição. Ela conta que nos anos anteriores, conseguiu 50% de bolsa graças ao desempenho no exame, mas, mesmo assim não tinha condições de pagar a mensalidade. "Esse ano era especial. Estudei demais. Ralei. Trabalhei. Fiz tudo junto", conta.
Tensão confunde candidata
Larisse Salas Borges, de 17 anos, estava apreensiva com o segundo dia de Enem. A adolescente disse que o nervosismo prejudica mais do que o grau de dificuldade da prova. Para ela, a tensão acaba confundindo. "O nível da prova de sábado (3) estava bacana. Hoje será mais difícil por causa da redação e matemática", prevê a estudante que quer conquistar uma vaga no curso de direito.
Casal de aposentados levou filho de 17 anos para os dois dias de prova do Enem (Foto: Thais Kaniak/ G1 PR)Casal de aposentados levou filho de 17 anos para os dois
dias de prova do Enem (Foto: Thais Kaniak/ G1 PR)
O apoio dos pais é um dos fatores que podem amenizar o nervosismo dos alunos.  O aposentado Afonso Canalle, de 55 anos, e a esposa Rose Canalle, também aposentada, de 53 anos, levaram o filho de 17 anos até o colégio nos dois dias de Enem. Apesar de o garoto já ter entrado na sala a fim de se concentrar para a prova, o casal ficou do lado de fora do colégio até que os portões se fechassem, às 13h. "Precisa dar apoio nessa hora. Só de conversar com a gente, ele fica mais tranquilo", relata a mãe do menino que irá prestar vestibular para engenharia mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário