MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Variedade de uva resistente ao clima tropical pode incentivar plantio em MT


Embrapa lançou nova forma de cultivo resistente ao clima tropical.
Novidade será lançada nesta sexta-feira (23), em Sinop, interior do estado.

Vivian Lessa Do G1 MT

Uva BRS Magna (Foto: João Dimas Garcia Maia/Embrapa Uva e Vinho)Uva BRS Magna foi apresentada nesta quinta-feira
(Foto: João Dimas Garcia Maia/Embrapa)
Com o intuito de aumentar a produção de uva em Mato Grosso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou uma forma de cultivo resistente ao clima tropical e que mantém o aroma, o gosto e a produtividade daquelas mais adaptadas às temperaturas do sul do país. A apresentação da variedade no campo foi realizada nesta quinta-feira (22), em Nova Mutum, a 269 quilômetros de Cuiabá. Já o lançamento será realizado nesta sexta-feira (23) na sede da Embrapa, em  Sinop, distante 503 km da capital.
O pesquisador na área de melhoramento genético vegetal da Embrapa Uva e Vinho, João Dimas Garcia Maia, diz que a variedade BRS Magna é a terceira adaptada ao clima tropical. "Já lançamos as variedades BRS Cora e BRS Violeta". Ele explica que o diferencial da nova variedade é a cor do suco produzido, sendo mais densa e forte em relação as principais cultivares tradicionais no Rio Grande do Sul".
Conforme ele, a uva tem um boa produtividade, alcançando 30 toneladas por hectare, e ainda possui alto teor de açúcar, rica em corante natural, baixa acidez, sendo benéfico a saúde. "Além disso, a planta tem vigor médio não demandando muita mão de obra". O pesquisador justifica ainda que o clima tropical propicia um adocicado mais forte na fruta. A planta tem um ciclo de produção de médio a precoce, o que possibilita a colheita de duas safras por ano em regiões tropicais.
Para o produtor e empresário no segmento, Michel Leplus, a nova variedade pode incentivar a produção em larga escala no estado. De acordo com ele, a qualidade da uva não perde para as já utilizadas no mercado na produção de suco. Atualmente ele produz 35 hectares de uvas com uma produção de 960 toneladas de uvas por ano.
Maracujá
Além da uva para suco BRS Magna será lançado também o híbrido de maracujazeiro azedo BRS Rubi do Cerrado. A nova cultivar de maracujá produz aproximadamente 50% de frutos de casca vermelha ou arroxeada com peso de 120 a 300 gramas (média de 170g) e rendimento de suco em torno de 35%. Outras características importantes são a melhor resistência ao transporte, maior tempo de prateleira e elevados níveis de resistência às principais doenças do maracujazeiro (virose, bacteriose, antracnose e verrugose).
Comercialização
A comercialização das gemas da BRS Magna e das sementes da BRS Rubi do Cerrado será feita pela Embrapa Produtos e Mercado, escritório de Campinas (SP). No caso da cultivar de uva, os materiais estarão disponíveis a partir de julho de 2013. Os produtores e viveiristas interessados deverão solicitar a reserva de sementes, que estão sujeitas à disponibilidade de estoque. Após o cadastro de reserva, o cliente deverá aguardar o contato da Embrapa, por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário