MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de novembro de 2012

Unidades de saúde se mobilizam para testagem de DSTs, em Porto Velho


Até a sexta-feira o teste pode ser feito em todas as unidades de saúde.
Os exames são feitos gratuitamente e em 15 minutos ficam prontos.

Do G1 RO
A campanha para realização de testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e hepatite termina no fim do mês de novembro, em Porto Velho. Os exames são feitos gratuitamente e em 15 minutos ficam prontos.
Até a sexta-feira (30), o teste pode ser feito em todas as unidades de saúde da capital. No Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) cerca de dois mil testes de HIV, sífilis e hepatites do tipo A e B. “É uma forma de prevenção. Porque, às vezes, você não apresenta os sintomas e com esses exames já iniciamos o tratamento, o que é muito bom para a população”, afirma a enfermeira Iolanda Rodrigues.
Rosa Soares tem 54 anos e é portadora do vírus HIV. Descobriu a doença após fazer o exame há dois anos, época em que sentia muitas dores no corpo e pernas. A dona de casa foi viciada em drogas e chegou a pesar 38 quilos. Atualmente vê a vida de uma forma diferente e faz tratamento.

“Eu não tenho vergonha de falar que eu tenho esse vírus, para incentivar as pessoas para que façam esse exame”, conta a dona de casa.

Aos sete meses de gravidez, Indira Aranda se preocupa com a saúde do filho e aproveitou a mobilização nacional pelo diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis para fazer o exame.
“A pessoa fica mais tranquila e sabe que não tem nada, nenhum risco, nem com você, nem com a criança”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário