MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Uísque caiçara e patê de banana são especiarias artesanais de Cananéia


Ostras e frutos do mar também são muito procurados pelos turistas.
Comerciantes apostam em produtos fabricados com alimentos naturais.

Mariane Rossi Do G1 Santos
Patê de Banana Verde é um dos pratos típicos da culinária caiçara em Cananéia, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)Patê de Banana Verde é um dos pratos típicos da culinária caiçara (Foto: Mariane Rossi/G1)
As pessoas que pretendem conhecer Cananéia, no litoral de São Paulo, não podem deixar de provar a culinária local. Apesar de viver basicamente da pesca, muitos caiçaras ainda investem na agricultura familiar, bastante rica em frutos e alimentos que são cultivados sem agrotóxicos e com o carinho de produtores, que carregam a essência da cultura cananeense em grandes sítios espalhados pela região.


A Associação Rede Cananéia têm por finalidade levar os produtos tradicionais caiçaras da agricultura familiar para a região. Os alimentos são cultivados em sítios da cidade e os produtores utilizam a produção agro-ecológica, que consiste na agricultura sustentável, baseada na conservação dos recursos naturais e da segurança alimentar.
Os agricultores fazem os produtos utilizando os alimentos orgânicos, que não contém agrotóxicos e que foram colhidos nos próprios sítios. No local, eles preparam de forma caseira diversos tipos de comidas com as características da cultura caiçara. Alguns dos pratos mais conhecidos na região são a cuca de banana, do sítio Bela Vista, os cachos de banana Missouri e o bolo de milho, do sítio Dez Irmãos. Já o patê de banana verde, que pode ser acompanhado com torradas ou bananas chips, é feito no sítio Ganandi.
Bebidas são elaboradas pelos produtores da própria região (Foto: Mariane Rossi/G1)Bebidas são elaboradas pelos produtores da
própria região (Foto: Mariane Rossi/G1)
Entre as bebidas, há iguarias para todos os paladares. As opções mais comuns são um suco de limão com couve ou um suco de pitanga. Há também o suco de maná cubiu, um fruto amarelo originário da Amazônia, que pode ser usado em medicamentos ou cosméticos, além de geléias e doces. Todos eles são preparados no sítio Porto do Meio, no bairro Mandira.
Suzete da Silva, de 33 anos, é uma das produtoras que preparam comidas com alimentos vindos do próprio sítio. Sua especialidade é a torta de palmito, feita com uma das principais espécies, dentre as 60, cultivadas no sítio da família. Ela, que veio de Guarujá, no litoral de São Paulo, ainda criança com o pai pesqueiro, adotou a cultura caiçara do Vale do Ribeira, onde mora há 10 anos com o marido. “Já virei cananeense de coração”, diz ela.
Na Feira do Agricultor Familiar de Cananeia, que acontece na Praça do Rócio, aos sábados, também é possível encontrar os quitutes e produtos típicos da região. Cada produtor arma sua barraca e tem a oportunidade de vender os produtos feitos por eles. Suzete também participa desse encontro para vender os produtos do sítio. Entre eles, estão os doces e palmitos pupunha em compotas. Ela também faz garapa com a cana de acuçar e vende as garrafas de cachaça com jaboticaba ou capitiu, uma planta conhecida também como limão-bravo e utilizada para fins medicinais, que dá um gosto diferente para a bebida.
Cachaça caiçara é outra iguaria que pode ser encontrada em feira de Cananéia, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)Cachaça caiçara é outra iguaria que pode ser
encontrada em feira (Foto: Mariane Rossi/G1)
Selmo Bernado, de 35 anos, também traz seus produtos para a feira. A cachaça caiçara começa a ser formada no quintal da casa deste produtor cananeense. Ele cultiva as plantas e depois retira a folha da cataia, uma erva medicinal, para adicionar na cachaça. A bebida, que também, é conhecida como “uísque caiçara” é muito conhecida na região do Vale do Ribeira e no litoral norte do Paraná. Em Cananéia é possível encontrar a cachaça com cataia pura ou com mel. “A folha fica 20 dias curtindo na cachaça. Sei quando ela está boa porque depende da cor e do cheiro”, explica ele. O produtor também conta que a folha pode ser utilizada para fazer chá digestivo, tem cunho medicinal, e é utilizada como calmante ou para problemas de estômago.
Bernardo também vende na sua barraca maça desidratada e banana passa, também produzida em Cananéia. Para ele, que nasceu na cidade, o importante é estar sempre valorizar a gastronomia local. “Não posso deixar a roça de lado. É a minha cultura”, finaliza o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário